PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

3 participantes

Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por Euclides Sex 16 Mar 2012, 18:32

Morreu na manhã de 16 de março de 2012, às 10h20min, em São Paulo, aos 87 anos. A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Saber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro. Segundo informações do departamento de geografia da USP, Ab'Saber morreu em casa. Apesar da idade avançada, Ab'Saber continuava sendo um observador das controvérsias políticas envolvendo a questão ambiental. Envolveu-se, por exemplo, com a discussão do novo Código Florestal, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares, nos últimos dois anos. Segundo a SBPC, o geógrafo criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o país, levando em consideração a diversidade de paisagens naturais no Brasil. O estudioso também chegou a sugerir a criação de um Código da Biodiversidade para implementar a proteção a espécies da flora e da fauna.

Sua última crítica vai ao encontro do chamado aquecimento global, classificando-o como uma das grandes farsas da atualidade. Ab'Saber não nega o aquecimento mas afirma que a contribuição antrópica para o fenômeno ainda não é suficientemente conhecida. Afirma que algumas das previsões de impactos estão baseadas em pressupostos equivocados, resultando em diagnósticos consequentemente inválidos. Aponta a onda de calor do verão (no hemisfério sul) 2009-2010 como exemplo de como, por vezes, a interpretação dos fenômenos climáticos é distorcida. Enquanto muitos argumentam que o aquecimento global foi o responsável por isso, Ab'Saber recorda que este é o pico de atividade do El Niño, que se repete de 12 em doze anos (ou de 13 em treze anos ou ainda a cada 26 anos) e que, portanto, um pico de calor era esperado.
Teve também o valor literário de sua obra destacado - recebeu três vezes o Prêmio Jabuti, duas na categoria de ciências humanas e uma na de ciências exatas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Mais uma ...

Mensagem por rihan Sex 16 Mar 2012, 22:29

Mais uma grande perda !

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota B_200_133_16777215_0___images_stories_geografia_aziz

Conheci o primo Aziz Nacib Ab'Saber quando de suas inúmeras visitas à casa de meus pais, há mais de 40 anos.

Meu pai, Nassim Ab'Rihan Ab'Hirs trabalhava na então Comissão do Vale do São Francisco–CVSF, que, em 1967, se tornou a Superintendência do Vale do São Francisco–SUVALE e, finalmente, em 1974, a atual Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba–Codevasf.

O polímata Aziz era consultor e assessor especial da CVSF, principalmente nas áreas ligadas à Geografia.

Tinha que ir à capital brasileira de então, a cidade do Rio de Janeiro, ainda Maravilhosa.

Nas suas idas freqüentes ao Rio, ele nos visitava e eram momentos maravilhosos e inesquecíveis.

Eram ainda mais fabulosos esses momentos quando coincidia com a visita do meu tio-avô, Jorge Barifaldi Ab'Hirs,
outro eclético polímata — matemático, médico, advogado, biólogo, jornalista, excelente jogador de pôquer e pif-paf (está no sangue), professor de matemática e de ... educação-física — diretor do então renomado Colégio Bandeitantes, diretor e sócio do Colégio Jabaquara e dono e diretor da Escola Barifaldi, que, como o primo Aziz, tinha que ir de São Paulo ao Rio periodicamente, mas para representar o Estado de São Paulo no MEC.

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota 16-82843151-gd

As reuniões após às refeições eram e são inesquecíveis !

Todos os assuntos possíveis, discutidos em alto nível, com bom-humor, ironias e seriedade.

Ficava cativado com a simplicidade e humildade de ambos, aliadas à cativante simpatia.

A autoridade também era fato marcante.

Não uma autoridade imposta, mas natural, pois eram autores reais, de fato e de direito, renomados mundialmente, reconhecidos em suas áreas.

Eram atores, não eram só figurantes, mas os principais atores.

Sempre me traziam presentes... sempre! Coisa de libaneses...

Mas o melhor presente eram as charadas, enigmas, problemas e questões nas áreas mais variadas possíveis, que eles sempre me traziam para que eu as resolvesse.

Adorava e passava o mês todo resolvendo.

Quando conseguia resolver todas, ficava ansioso pelo retorno de ambos.

Quando ficava uma ou mais sem resolver, torcia para que houvesse um atrasozinho na próxima visita...

Mas, se chegassem ia ser ótimo também: teria as minhas melhores aulas, e particulares !!!

Era um momento mágico observar meu pai, minha mãe e eles analisando, criticando, brincando, discordando, sintetizando e concordando, num clima cordial e respeitoso, mesmo existindo instantes inflamados, pois eram libaneses...

As cenas, as risadas, o clima fraternal e familiar, o cheiro do café, dos doces árabes, detalhes inesperados,
permanecerão para sempre comigo.

Eram meus ídolos. Principalmente por não ficarem somente nas palavras e bos intenções: eles agiam !

E como agiam !

Eram incansáveis trabalhadores, apesar de não precisarem de mais nada financeiramente.

Eram homens ricos.

Mas a riqueza maior que tinham era a de jamais desistirem de seus ideais !

Entretanto, o mais marcante foi a total angústia e, às vezes, até desânimo que ambos compartilhavam:

Entendiam ser o Brasil um enorme gigante.

Sabiam quase todas as soluções para as mais diversas áreas.

Mas sabiam que, desde sempre, era o país com o nível mais elevado de corrupção do planeta.

País corrompido e corruptor.

Onde o bem coletivo é sempre colocado de lado, esquecido, em favor das ganâncias particulares.

Apesar de terem divergências, como todos os que são sábios têm, tinham uma convergência completa em uma área, justamente a que consideravam a mais importante de todas, idubitavelmente:

A EDUCAÇÃO !

E era ela que os reanimava, lhes dava uma energia inacreditavelmente infinita, para continuarem os seus sacerdócios, suas entregas completas à sociedade, suas missões infindáveis, mas completamente gratificantes.

Minha mãe, Alice Gedeon Maron Rihan, havia sido a primeira professora à distância do Brasil: dava aulas de
Português, Francês e Inglês, pela Rádio Roquete Pinto, em AM, OC e OM, para todo o Brasil, nos idos de 1940... !

Era respeitada e admirada pelos 3 e sempre presente às conversas, coisa muito rara e incomum, já que, na época, as mulheres quase nunca participavam desse "tipo" de conversas...

Todos já se foram, meus pais, meu tio-avô e agora o primo admirado e querido.

Mas continuarão em meu coração, nas minhas palavras e em meus pensamentos e ações !

Salamaleque, السلام عليكمProf. Aziz Ab'Saber - Nota Empty


Última edição por rihan em Sáb 17 Mar 2012, 05:31, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Esta mensagem foi incorporada ao tópico pré-existente: Prof Aziz Ab'Saber - Nota)

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Agradecimento pelas contribuições.

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 18 Mar 2012, 02:09

Já se passaram quase dois dias desde a morte do mestre Aziz Ab'Saber.Mesmo eu estando atrasado,deixo o meu muito obrigado a esse "rapaz do interior" paulista,brasileiro...Pelas suas imensas e importantes contribuições para a ciência e sociedade Brasileira.
MUITO OBRIGADO PROFESSOR!!!

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/geografo-aziz-absaber-sera-enterrado-neste-sabado-em-sp.html
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por rihan Dom 18 Mar 2012, 02:56

E Vamos Lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 18 Mar 2012, 11:27

Entendi a mudança rihan.
Não sabia que já tinha uma nota feita pelo Euclides.Mas gostaria de ser informado por mensagem privada quando meus posts estiverem de alguma forma irregulares e forem movidos ,se não for pedir muito ao senhor.
E VAMOS LÁ!
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por rihan Dom 18 Mar 2012, 15:59

Amigo ibatexano,

Não compreendi...

Eu não mudei nem posso mudar qualquer coisa...

Sou como você, aprendiz...

Quem tem poder de alterações são os Monitores e Mestres.

Mas, assim mesmo,

Vamos Lá !

Vamos tentar seguir os bons exemplos e os seres exemplares !

Saudações ordinárias !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por Euclides Dom 18 Mar 2012, 16:03

Quem mudou fui eu, assim como fiz com a homenagem do rihan. Exclusivamente porque já havia um tópico para o assunto. Ninguém transgrediu ou praticou irregularidade. É apenas o princípio de boa ordem.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 18 Mar 2012, 16:35

rihan,peço desculpas pelo MEU ERRO pensei que o senhor fosse uns dos que pudessem fazer essas mudanças.
Imaginei(e imaginei errado) que fosse tu que tivesse feito a mudança,porque logo em seguida postou.É idiotice minha fazer um pedido de mensagem privada e não confirmar com o senhor se foi tu mesmo que tinha feito a mudança.Não entenda meu post anterior como agressivo.Apenas foi um pedido.Admiro teus trabalho aqui no fórum e peço de novo SINCERAS DESCULPAS.
SAUDAÇÕES ERRÔNEAS! Very Happy

Euclides,compreendo a mudança e concordo com a ordem em nosso fórum.Mas quero sugerir que o usuário seja comunicado ,pelas pessoas que possam fazer essas mudanças, de que seu tópico sofreu alguma alteração.Não apenas por e-mail,mas por MP ,acho interessante o usuário saber o "porque".
Assim como é desagradável ver posts "fora do lugar", também é desagradável ir até onde estava o post e ver que não esta mais lá,e sumiu sem aviso.É apenas uma sugestão de usuário.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por rihan Dom 18 Mar 2012, 18:45

Boa sugestão Very Happy !

Pior são os meus: desaparecem ... pale ...

Saudações Espantadas affraid !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prof. Aziz Ab'Saber - Nota Empty Re: Prof. Aziz Ab'Saber - Nota

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos