Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO)
2 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO)
1º PARA QUE SERVE A FÍSICA PARA QUEM NÃO IRÁ SEGUIR UM CURSO SUPERIOR VOLTADO ÀS CIÊNCIAS EXATAS?
2º SERÁ NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA OS ALUNOS QUE DESEJAM INGRESSAR EM CARREIRAS DAS CIÊNCIAS EXATAS ?
3º SERÁ NECESSÁRIO UM CURRÍCULO PARA OS QUE NÃO IRÃO SEGUIR CARREIRAS NAS CIÊNCIAS EXATAS? E OS QUE NÃO PROSSEGUIREM PARA O ENSINO SUPERIOR, COMO FICAM?
Agradeço quem puder me ajudar !!!
2º SERÁ NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA OS ALUNOS QUE DESEJAM INGRESSAR EM CARREIRAS DAS CIÊNCIAS EXATAS ?
3º SERÁ NECESSÁRIO UM CURRÍCULO PARA OS QUE NÃO IRÃO SEGUIR CARREIRAS NAS CIÊNCIAS EXATAS? E OS QUE NÃO PROSSEGUIREM PARA O ENSINO SUPERIOR, COMO FICAM?
Agradeço quem puder me ajudar !!!
fisicaead- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/02/2012
Idade : 35
Localização : PIAUÍ
Re: Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO)
Há muito tempo, na década de 60 (sec XX), o ensino no Brasil era estruturado da seguinte forma:
- 4 anos de curso primário
- 4 anos de curso ginasial
- 3 anos de curso colegial
o colegial era dividido em tres áreas:
- Clássico (para Humanas) com ênfase em História, Línguas e Filosofia
- Científico:
. área de biológicas
. área de exatas
Essa divisão produzia lacunas nas formações específicas. A idéia fundamental abrigada nesses 11 (agora 12) anos de ensino básico é a de formar cidadãos capazes de compreender seu próprio tempo e interagir conscientemente com as circunstância sociais e naturais em que vive.
O cidadão aos 12 ou 15 anos geralmente ainda não encontrou sua vocação e quanto mais ampla sua formação melhor será o nível da sociedade. Quanto mais ampla a visão e a capacidade analítica do cidadão mais evoluída a sociedade.
O ensino não é um fundamento em que o estado visa a "ajudar os cidadãos a conseguirem um bom emprego". O ensino é uma instituição através da qual o Estado e a Sociedade reconhecem a necessidade de formar cidadãos que sejam capazes de, através de uma visão crítica e fundamentada, se tornarem agentes trasformadores de cuja atuação resulte proveito geral de todos.
O cidadão deste século XXI vive imerso num mundo em que há buracos negros, aceleradores de partículas. Num mundo em que aparelhinhos (bafômetros) medem a dosagem alcoólica no sangue dos motoristas, num mundo em que se fazem vacinas e animais são clonados, em que se pesquisam os efeitos terapêuticos do uso de células-tronco. Num mundo em que a ecologia é também multidisciplinar e envolve, clima, geografia, história, física, química, comportamento e economia.
O que precisamos de fato são escolas com jornadas de 8 horas diárias.
- 4 anos de curso primário
- 4 anos de curso ginasial
- 3 anos de curso colegial
o colegial era dividido em tres áreas:
- Clássico (para Humanas) com ênfase em História, Línguas e Filosofia
- Científico:
. área de biológicas
. área de exatas
Essa divisão produzia lacunas nas formações específicas. A idéia fundamental abrigada nesses 11 (agora 12) anos de ensino básico é a de formar cidadãos capazes de compreender seu próprio tempo e interagir conscientemente com as circunstância sociais e naturais em que vive.
O cidadão aos 12 ou 15 anos geralmente ainda não encontrou sua vocação e quanto mais ampla sua formação melhor será o nível da sociedade. Quanto mais ampla a visão e a capacidade analítica do cidadão mais evoluída a sociedade.
O ensino não é um fundamento em que o estado visa a "ajudar os cidadãos a conseguirem um bom emprego". O ensino é uma instituição através da qual o Estado e a Sociedade reconhecem a necessidade de formar cidadãos que sejam capazes de, através de uma visão crítica e fundamentada, se tornarem agentes trasformadores de cuja atuação resulte proveito geral de todos.
O cidadão deste século XXI vive imerso num mundo em que há buracos negros, aceleradores de partículas. Num mundo em que aparelhinhos (bafômetros) medem a dosagem alcoólica no sangue dos motoristas, num mundo em que se fazem vacinas e animais são clonados, em que se pesquisam os efeitos terapêuticos do uso de células-tronco. Num mundo em que a ecologia é também multidisciplinar e envolve, clima, geografia, história, física, química, comportamento e economia.
O que precisamos de fato são escolas com jornadas de 8 horas diárias.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Tópicos semelhantes
» Ensino Médio
» PA - Ensino Médio
» Matemática- Ensino Médio
» Matemática ensino médio
» Reforma do Ensino Médio
» PA - Ensino Médio
» Matemática- Ensino Médio
» Matemática ensino médio
» Reforma do Ensino Médio
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|