PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO)

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO) Empty Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO)

Mensagem por fisicaead Seg 27 Fev 2012, 17:10

1º PARA QUE SERVE A FÍSICA PARA QUEM NÃO IRÁ SEGUIR UM CURSO SUPERIOR VOLTADO ÀS CIÊNCIAS EXATAS?



2º SERÁ NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA OS ALUNOS QUE DESEJAM INGRESSAR EM CARREIRAS DAS CIÊNCIAS EXATAS ?



3º SERÁ NECESSÁRIO UM CURRÍCULO PARA OS QUE NÃO IRÃO SEGUIR CARREIRAS NAS CIÊNCIAS EXATAS? E OS QUE NÃO PROSSEGUIREM PARA O ENSINO SUPERIOR, COMO FICAM?

Agradeço quem puder me ajudar Very Happy !!!

fisicaead
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/02/2012
Idade : 35
Localização : PIAUÍ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO) Empty Re: Dúvidas de alunos (ENSINO MÉDIO)

Mensagem por Euclides Seg 27 Fev 2012, 18:37

Há muito tempo, na década de 60 (sec XX), o ensino no Brasil era estruturado da seguinte forma:

- 4 anos de curso primário
- 4 anos de curso ginasial
- 3 anos de curso colegial

o colegial era dividido em tres áreas:

- Clássico (para Humanas) com ênfase em História, Línguas e Filosofia
- Científico:
. área de biológicas
. área de exatas

Essa divisão produzia lacunas nas formações específicas. A idéia fundamental abrigada nesses 11 (agora 12) anos de ensino básico é a de formar cidadãos capazes de compreender seu próprio tempo e interagir conscientemente com as circunstância sociais e naturais em que vive.

O cidadão aos 12 ou 15 anos geralmente ainda não encontrou sua vocação e quanto mais ampla sua formação melhor será o nível da sociedade. Quanto mais ampla a visão e a capacidade analítica do cidadão mais evoluída a sociedade.

O ensino não é um fundamento em que o estado visa a "ajudar os cidadãos a conseguirem um bom emprego". O ensino é uma instituição através da qual o Estado e a Sociedade reconhecem a necessidade de formar cidadãos que sejam capazes de, através de uma visão crítica e fundamentada, se tornarem agentes trasformadores de cuja atuação resulte proveito geral de todos.

O cidadão deste século XXI vive imerso num mundo em que há buracos negros, aceleradores de partículas. Num mundo em que aparelhinhos (bafômetros) medem a dosagem alcoólica no sangue dos motoristas, num mundo em que se fazem vacinas e animais são clonados, em que se pesquisam os efeitos terapêuticos do uso de células-tronco. Num mundo em que a ecologia é também multidisciplinar e envolve, clima, geografia, história, física, química, comportamento e economia.

O que precisamos de fato são escolas com jornadas de 8 horas diárias.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos