PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual"

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual" Empty Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual"

Mensagem por semnick Qui Fev 09 2012, 17:00

Não sei se esta seria a área mais indicada do fórum para postar minha dúvida, mas enfim... já estudei este conteúdo tanto em Física Moderna quanto em Química, e algo me diz que está mais relacionado a Física... Laughing

Se o modelo atômico atual ( mecânica quântica / mecânica-ondulatoria) não admite a existência de órbitas, apenas "nuvens eletrônicas" próximas ao nucleo, como é explicado a emissão de fótons após a "desecitação" de um gás?

Visto que no modelo atômico Rutherford-Bohr a excitação e desecitação causa os chamados saltos quânticos:

Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual" Salto+quantico

Não sei se me fiz entender... 😢

semnick
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 30
Localização : Londrina / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual" Empty Re: Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual"

Mensagem por rihan Qui Fev 09 2012, 22:14

Não existem "órbitas" ou nuvens".

Existe uma função de "densidade de probabilidade" cujos gráficos parecem nuvens... ou umas salsichas esquisitas.

Nessa "nuvem" os lugares mais densos (mais escuros) são lugares onde são maiores as probabilidades de se encontrar um certo elétron.

Sabe-se lá o porquê do comportamento dos elétrons...

Mas é fato.

Para se modelar o fato inventou-se uma "Teoria".

Pense que você se sente bem no 5° andar de um prédio, num certo apartamento, num certo quarto, deitado na sua cama predileta com os pés virados pra porta.

Alguém te dá uma "energia", tipo:

— "Tem uma gata lá no oitavo, ap. 802, no 1° quarto à esquerda, na quinta cama !!! Tá afinzona de você !!!! :twisted: affraid "

Aí você se movimenta rapidinho.

Mas não fica na escada parado, nem no 7° andar, vai lá pro 8° andar, certinho no endereço.

Você ganhou "energia cinética".
Ao retornar pro seu canto, a devolve em forma de energia radiante ☀ Very Happy ☀

Vicê fica excitado e se "desexcita", mas está radiante !!!

Sua forma de retribuir a energia ganha.

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual" Empty Re: Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual"

Mensagem por ferperics Sex Abr 13 2012, 00:05

Boa noite... espero ser bem direto e reto...

quando um atomo ganha um eletron ele passa para o subnivel energetico mais proximo.... isso ocorre e é fato o problema é que a mecanica quantica em si ja faz mais de cem anos q esta com esta presepada...

existem orbitais sim, este é o grande erro... oque sao os obbitais spdf senao orbitas cada uma com uma forma diferente porem descohecida por enquanto... ja enviei uma teoriaq fala a respeito para abiblioteca nacional daqui a uns tres meses eles me falam ai eu te falo tb...

ferperics
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual" Empty Re: Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos