PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

física e matemática

2 participantes

Ir para baixo

física e matemática Empty física e matemática

Mensagem por methoB Qua 08 Fev 2012, 17:08

Oi , tenho uma dúvida !

O que é física ? e o que é matemática ?

eu sei que muitos físicos e matemáticos que ficam lecionando por aí , não nem tem ideia da definição de física e matemática , uns dos meus professores , por exemplo , disse que física é uma ciência que estuda os fenômenos naturais e só , achei meio incompleto , então gostaria de uma solução mais interessante

Por favor , queria uma resposta de vocês , não da wikipédia.



Muito Obrigado
methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagens : 463
Data de inscrição : 27/07/2011
Idade : 34
Localização : sobral

Ir para o topo Ir para baixo

física e matemática Empty Re: física e matemática

Mensagem por Euclides Qua 08 Fev 2012, 18:05

Há muito tempo as ciências eram classificadas por Filosofia, Matemáticas e Ciências Naturais.

Estas últimas abrangiam os estudos de quaisquer fatos naturais, incluindo os biológicos. À medida em que o conhecimento foi se avolumando era necessário decidir-se por uma especialização, ao mesmo tempo em que vai ficando claro que existem domínos com especificidade própria que formam corpos distintos entre si.

De uma maneira geral as Ciências Naturais desmembraram-se, sendo Biologia o estudo dos seres vivos, Química o estudo dos fenômenos em que ocorre a transformação da matéria e Física o estudo dos fenômenos naturais em que não ocorre transformação da matéria.

Bem mais recentemente destacaram-se desse corpo também as geociências que se dedicam ao estudo da formação, constituição e transformação da Terra. Nesse grupo atuam indiscutivelmente os fenômenos químicos e físicos conjuntamente, mas constituindo claramente um aspecto particular e definido das ciências naturais.

O que é matemática? Hmm, na minha opinião trata-se em última análise de um dos argumentos da Razão. A mente tende a ordenar, separar, comparar, agrupar por semelhantes, deduzir, etc.

A matemática é um corpo lógico que conduz essas técnicas mentais configuradas em uma simbologia própria e cujo resultado se presta estupendamente para interpretar os mais diversos fenômenos, sejam eles naturais, psicológicos, sociais, etc.

Por isso, a meu ver, a matemática está intrinsecamente ligada à maneira como funciona a mente humana, é um dos recursos com que a mente humana interpreta a realidade.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

física e matemática Empty Re: física e matemática

Mensagem por methoB Qua 08 Fev 2012, 18:47

adorei a sua resposta sobre o que é matemática , achei bem completa e bem condizente com o que é na realidade.

quanto de física , eu também acho que seja uma ciência lógica , pois foi preciso se questionar da existência de certos paradoxos imutáveis para época e para isso foi necessário ,antes de tudo, o uso da lógica para conseguir racionar e aplicar no mundo real algumas articulações da física.

methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagens : 463
Data de inscrição : 27/07/2011
Idade : 34
Localização : sobral

Ir para o topo Ir para baixo

física e matemática Empty Re: física e matemática

Mensagem por Euclides Qua 08 Fev 2012, 18:54

methoB escreveu:adorei a sua resposta sobre o que é matemática , achei bem completa e bem condizente com o que é na realidade.

quanto de física , eu também acho que seja uma ciência lógica , pois foi preciso se questionar da existência de certos paradoxos imutáveis para época e para isso foi necessário ,antes de tudo, o uso da lógica para conseguir racionar e aplicar no mundo real algumas articulações da física.


O objeto da Física são os fenômenos naturais em que não ocorre a transformação da matéria (hoje em dia isso já é uma definição bem pobre), a lógica aplicada é a matemática, elemento interpretativo usado pela mente.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

física e matemática Empty Re: física e matemática

Mensagem por methoB Qua 08 Fev 2012, 19:10

então , tecnicamente , nós não estudamos física , nós estudamos matemática , já que a lógica é aplicada na matemática .Nós estudamos para saber porque aquilo acontece com a física , mas o que de fato vai descobrir é a matemática .


Ex : por que um corpo quando é acelerado , para depois de algum tempo ? a física questiona sobre aquilo e procura saber , mas é através de cálculos e observações que geralmente se chega na dedução correta do por que aquilo acontece.

então a física só descreve fenômenos.
methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagens : 463
Data de inscrição : 27/07/2011
Idade : 34
Localização : sobral

Ir para o topo Ir para baixo

física e matemática Empty Re: física e matemática

Mensagem por Euclides Qua 08 Fev 2012, 19:20

A Física sem matemática seria apenas qualitativamente descritiva, como, por exemplo: "os corpos abandonados nas proximidades da Terra, caem." Mas não podemos separar uma ciência da mente que a estuda. Nossa mente é matemática. Dessa mesma forma estudamos a economia ou preparamos a receita de um bolo com tudo medido. Esse é o nosso modo de ver e medir tudo no Universo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

física e matemática Empty Re: física e matemática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos