PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pessoa sentada não consegue se levantar

+3
vitorCE
rihan
Matheus Bertolino
7 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por Matheus Bertolino Sex 03 Fev 2012, 23:27

(Vunesp) Justifique por que uma pessoa, sentada conforme a figura, mantendo o tronco e as tíbias na vertical, e os pés no piso, não consegue se levantar por esforço próprio. Se julgar necessário, faça um esquema para auxiliar sua explicação.

Pessoa sentada não consegue se levantar Imagemusdy



Última edição por Matheus Bertolino em Sáb 04 Fev 2012, 12:30, editado 1 vez(es)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por rihan Sáb 04 Fev 2012, 02:46

Figura ??? Shocked

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por vitorCE Sáb 04 Fev 2012, 06:03

Devido as leis de newton , agora se ela se inclinar para frente poderá se levantar.
vitorCE
vitorCE
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 954
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 28
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por rihan Sáb 04 Fev 2012, 18:56

Shocked

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb 04 Fev 2012, 19:09

Então né...

:scratch:
Neutral

Eu tenho aqui uma resposta, mas mesmo assim eu postei a pergunta aqui pois não entendi direito a explicação dela. Eis a mesma:

Spoiler:

Se vocês conseguirem me explicar de um modo mais simples, o que é que acontece, ajudaria. Porque lendo o que está escrito eu penso "Ahhh, o que foi que eu li mesmo?", e se depois cair uma questão dessas eu não saberei fazer. Grato desde já.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por rihan Sáb 04 Fev 2012, 19:25

Se você tirar a cadeira, vai acontecer o que ?

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por evair Sáb 04 Fev 2012, 19:35

Olá Matheus, eu já fiz essa questão uma vez, vou tentar te explicar de forma mais simples.

Quando a pessoa está sentada existe uma força Normal que age na superfície de contato da cadeira com o quadril dela. Essa força Normal está em equilíbrio estático com o Peso da pessoa, isso porque o vetor peso é vertical para baixo e a normal da cadeira vertical para cima. Esse equilíbrio estático é simples de ser observado.

Lembre- se que força é uma grandeza vetorial, logo, é necessário que haja direção e intensidade iguais além de sentidos diferentes para que dois vetores se anulem- no caso, Vetor Peso e Vetor Força Normal.

Além disso, repare que a força peso se encontra no centro de massa da pessoa, ou seja, na sua linha longitudinal do corpo- a linha mediana que corta o eixo do tronco. Dessa forma, quando a pessoa está sentada a força peso se encontra no eixo do tronco do indivíduo, que passa pelo centro da cadeira. E a normal, no sentido contrário - pois essa se igualam, causando o equilíbrio.

Quando, porém, a pessoa tenta se levantar sem o auxílio das mãos, por exemplo, ela perde o contato com a superfície (da bunda, onde está ocorrendo a normal que "anulava" o peso), dessa forma a única normal que vai agir é aquela que está nos pés, agora repara, os vetores que agem são: a normal, nos pés, e o peso na bunda. Esse vetores não se igualam, pois não são iguais, isso faz com que a pessoa volte a se sentar, uma vez que o peso é maior que a força normal dos pés o corpo tende para baixo.

Beleza?

ps. tem outros casos de equilíbrio estático onde o centro de gravidade do objeto está abaixo do apoio, quando isso ocorre temos uma situação de equilíbrio permanente. Dá uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PWO-X6CZQXA#! abraços!
evair
evair
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 32
Localização : Vinhedo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb 04 Fev 2012, 20:24

Evair, muito obrigado pela explicação, muito mais clara do que a que eu tinha disponível!

Só uma dúvida: quando eu me inclino, aí sim consigo levantar. Isso acontece porque a minha posição faz a força normal ter uma intensidade maior? Se não, qual a razão?

Obrigado a todos que ajudaram!
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por rihan Sáb 04 Fev 2012, 20:48

Não tá beleza não !!! :evil: !!!

Lembrem-se de que:

1) Para UM ponto material estar em equilíbrio:

1ª Lei de newton: a = 0

Então:

2ª Lei de Newton: R = m.a R = 0 R = 0

2)Para um corpo (conjuntos de pontos) estar em equilíbrio:

1º: R = ΣF = 0

2º: ΣM = 0 Σ( r x F) = 0 (r x F)|= 0

Σ(F. x.sen(F;x)) = 0

e

Σ(F . y . sen(F;y) ) = 0

3) O Centro de Massa

Ou Centro de Gravidade É UM PONTO !!! Não é uma RETA !!

Cujas coordenadas (x; y; z) = R , são dadas por:

Pessoa sentada não consegue se levantar C77b305d9053e94c46111068a6b315a4

Onde "M" é a massa do corpo, "m" a massa de cada elemento infinitesimal de massa e "r" a posição de cada ponto (elemento de massa).

Para um corpo com a mesma densidade em qualquer ponto, o CM ou CG coincide com o BARICENTRO, centro geométrico da figura plana ou volume.

Então:

Para o equilíbrio:

1) R = 0

e

2) M = 0

Isto é, escalarmente:

Σ(F . x. sen(F;x)) = 0

e

Σ(Fy . y. sen(F;y)) = 0


Quando temos a cadeira, as forças que agem no corpo são:

S: Reação de contato do solo nos pés, direção e sentido de y.

C: Reação de contato da cadeira nás nádegas, direção e sentido de y.

P: Reação a atração gravitacional da Terra, agindo no CG do corpo, direção de y e sentidocontrário ao de y.

1ª Condição: R = 0

R = S + C - P = 0

S + C = P


2ª Condição: M = 0

Vanos escolher um ponto qualquer, como o CG.

Seja "s" a distância do ponto de ação da força S ao CG.

Seja "c" a distância do ponto de ação da força C ao CG.

A distância do ponto de ação da força P ao CG é obviamente nula.

Σ(Fy . y. sen(F;y)) = 0

S.s.sen(S;y) - C.c.sen(C;y) = 0

S.s.sen(S;y) = C.c.sen(C;y)

Isto é, o momento de S em relação ao CG é igual em módulo, mas em sentido contrário ao de C em reação ao CG.

Quando tiramos a cadeira ou tentamos nos levantar permanecendo na posição vertical de tronco e pernas, a reação de contato da cadeira cessa, pois não há mais contato !!!

A reação de contato S aumenta e se iguala ao Peso, fazendo a resultante ser nula.

Mas os momentos não se anulam !!!

Só temos agora o momento relativo à força S, que faz o corpo voltar a posição de equilíbrio: sentado.

O que VitorCE disse é isso:

Quando inclinamos o corpo, mudamos as distâncias e os ângulos das forças de contatos e do peso em relação ao CG, colocando o CG e a linha de ação do peso à esquerda de S, fornecendo um momento resultante a depender da força que apliquemos no solo com os pés e pernas, gerando S suficiente
para equlibrar P e ter momento não nulo.


Última edição por rihan em Dom 05 Fev 2012, 16:35, editado 1 vez(es)

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb 04 Fev 2012, 21:57

Vish!

E agora? xD
O que eu respondo? Qual é o entendimento final? Lembrando que eu não faço ideia do que é isso:
Pessoa sentada não consegue se levantar C77b305d9053e94c46111068a6b315a4 :scratch:



Neutral


Então.... se puderem fundamentar uma definitiva resposta, de preferência em argumentos mais simples, eu agradeço.
Smile
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoa sentada não consegue se levantar Empty Re: Pessoa sentada não consegue se levantar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos