PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia cinética translacional e rotacional?

3 participantes

Ir para baixo

Energia cinética translacional e rotacional? Empty Energia cinética translacional e rotacional?

Mensagem por epbsb Sex 02 Dez 2011, 09:39

Ei, eu sou novo aqui no fórum então me desculpe caso esteja postando no lugar errado, não sei se essa questão é difícil, mas ela realmente me intrigou, pois não sei como calculo energia cinética rotacional.

Um tubo de paredes finas rola pelo chão. Qual é a razão entre as suas energias cinéticas translacional e rotacional, em torno de um eixo paralelo ao seu comprimento e que passa pelo seu centro de massa?
Energia cinética translacional e rotacional? Semttuloedc
epbsb
epbsb
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 28
Localização : Brasil, MG-BH

Ir para o topo Ir para baixo

Energia cinética translacional e rotacional? Empty Re: Energia cinética translacional e rotacional?

Mensagem por Andrey Sex 02 Dez 2011, 14:25

Ola

Você terá que usar as equações da rotação e da translação juntas, porque é rolamento.

E tenque usar a formula para centro de massa para um tubo.

Bom estudo

Atenciosamente
Andrey
Andrey
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 25/09/2010
Idade : 31
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Energia cinética translacional e rotacional? Empty Re: Energia cinética translacional e rotacional?

Mensagem por Euclides Sex 02 Dez 2011, 15:25

Olá epbsb,

a questão não é difícil, mas não é um exercício para alunos do nível médio. O assunto pertence ao capítulo "Dinâmica da Rotação" que é visto nos cursos superiores.

O rolamento é um movimento que pode ser entendido como a composição de uma translação e uma rotação:

Energia cinética translacional e rotacional? Trakn

A energia cinética de translação é a energia cinética associada ao movimento do centro de massa que estudamos no nível médio:



A energia cinética de rotação depende de como a massa do corpo está distribuída em relação ao eixo de rotação. Essa distribuição de massa recebe o nome de Momento de Inércia. Cada corpo terá, portanto um momento de inércia em relação a cada eixo de rotação. O cálculo do momento de inércia de um corpo utilizará recursos do cálculo integral. Um cilindro de paredes finas em rotação em relação a um eixo longitudinal passando pelo centro, terá um momento de inércia:



e uma energia cinética de rotação:



a relação entre as energias cinéticas de rotação e translação será:



Vou deixar a questão aqui mesmo, pois algumas escolas militares (como o IME) poderiam apresentá-la em seus vestibulares.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Energia cinética translacional e rotacional? Empty Re: Energia cinética translacional e rotacional?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos