PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais Empty Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais

Mensagem por soniky Dom 20 Nov 2011, 17:41

Não estou entendendo uma coisa:

Porque é possível afirmar que o BeH2 ou BeCl2 tem geometria linear? Ambos são composto iônicos, não moleculares. Não há compartilhamento de elétrons, ocorrendo a transferência deles. Então, teoricamente, não há como aplicar a teoria de repulsão dos pares de elétrons para ambos. Também não há interpenetração de orbitais, não valendo a teoria da ligação de valência. Sempre achei que, pelas ligações iônicas terem forças de atração não direcionais, diferentemente da ligação covalente, sua geometria não é definida.
Meu pensamento está errado?
soniky
soniky
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 33
Localização : Guará - Distrito Federal (BR)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais Empty Re: Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais

Mensagem por Iuri Braz de Oliveira Seg 21 Nov 2011, 10:02

Eu acho que você está tendo dificuldade de entender por um detalhe importante: o BeH2 não é um composto iônico porque o berílio se liga a dois átomos de hidrogênio por ligação covalente através de hibridação de orbital "sp".Veja as figuras:

Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais Digitalizar0002

Dúvida Teórica: Ligação Iônica e Fórmulas estruturais Digitalizar0001b
Iuri Braz de Oliveira
Iuri Braz de Oliveira
Jedi
Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 12/10/2011
Idade : 31
Localização : Itabuna, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos