PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio de corpos extensos

2 participantes

Ir para baixo

Equilíbrio de corpos extensos Empty Equilíbrio de corpos extensos

Mensagem por xNicollas Qua 02 Nov 2011, 21:53

(PSC - UFAM) Um estudante em férias decide fazer um passeio de canoa num lago tranquilo. Durante o passeio decide parar num bar que fica numa plataforma flutuante para tomar um refrigerante. Ao encostar a proa da canoa na plataforma flutuante para sair percebe um problema. Quando caminha da popa para a proa, a canoa se move em sentido contrário afastando-se do flutuante, dificultando sua saída. Desprezando o atrito entre a canoa e a água, e supondo que o estudante, com 70kg de massa, tenha caminhado 3,0m da popa para a proa da canoa (com 100kg de massa), o afastamento (em metros) da canoa em relação ao flutuante será de:
a) 1,0
b) 1,5
c) 2,0
d) 2,1
e) 3,0
xNicollas
xNicollas
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 27
Localização : Manaus - AM - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio de corpos extensos Empty Re: Equilíbrio de corpos extensos

Mensagem por Euclides Qua 02 Nov 2011, 23:40

Esta é uma questão sobre a conservação da quantidade de movimento. A quantidade de movimento, ou Momento Linear, é uma grandeza física que se conserva, desde que o sistema não receba forças externas.

A quantidade de movimento inicial é zero, supondo a canoa parada e o rapaz sem se movimentar sobre ela. Quando ele se movimenta, a sua quantidade de movimento mais a adquirida pela canoa devem somar zero, indicando que os movimentos relativos se fazem em sentidos opostos. Supondo que tudo aconteça num intervalo de tempo t:



de modo que



o sinal negativo indicando apenas o sentido oposto de deslocamento.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos