PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Associação de Resistores [ULTIMATE]

2 participantes

Ir para baixo

Associação de Resistores [ULTIMATE] Empty Associação de Resistores [ULTIMATE]

Mensagem por Kelvin Brayan Ter 04 Out 2011, 16:59

Renata possui em sua residência um chuveiro de 4 800 W, com a chave seletora na posição inverno. Todos os aparelhos elétricos em sua casa apresentam tensão nominal de 120 V. Ela dispõe de tensões de alimentação de 120 V (fase-neutro) e de 240 V (fase-fase). Sempre que o chuveiro é ligado, as lâmpadas do escritório diminuem a intensidade luminosa. Para resolver o problema, ela foi aconselhada a mudar a instalação do chuveiro para 240 V.
A) DETERMINE a resistência do chuveiro e a corrente que o percorre nas condições atuais de funcionamento.
B) O eletricista troca o resistor do chuveiro e o instala em 240 V. DETERMINE, nesse caso, a resistência do chuveiro e a corrente que o percorre, de modo que, quando na posição inverno, ele continue com a potência de 4 800 W.
C) EXPLIQUE por que as lâmpadas do escritório podem não mais alterar a intensidade luminosa, quando o chuveiro é ligado na nova situação.

Gabarito:
A) R = 3,0 "ohms" e I = 40 A
B) R = 12 "ohms" e I = 20 A
C) A corrente que percorre o chuveiro caiu pela metade. Assim, a queda de tensão na fiação da casa diminui, o que permite maior tensão de alimentação para as lâmpadas.
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 742
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 31
Localização : Santa Rita do Sapucaí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Resistores [ULTIMATE] Empty Re: Associação de Resistores [ULTIMATE]

Mensagem por Euclides Ter 04 Out 2011, 17:59

P=U²/R ---> R=U²/P ---> a potência do chuveiro não mudou.

você calcula a resistência em 120V e 240V. Depois, U=Ri nos dois casos.

A resposta da c) é auto-explicativa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Resistores [ULTIMATE] Empty Re: Associação de Resistores [ULTIMATE]

Mensagem por Kelvin Brayan Ter 04 Out 2011, 23:22

Obrigado!
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 742
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 31
Localização : Santa Rita do Sapucaí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Resistores [ULTIMATE] Empty Re: Associação de Resistores [ULTIMATE]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos