PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O nível mais energético para o átomo de Fe

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por RAFA&L Qui 05 Dez 2019, 14:30

O quarto nível é o mais energético para o átomo de Fe.


Por que raios essa afirmativa é verdadeira? Visto que a distribuição eletrônica do Fe termina em 3d?????

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por gabrielpieri8 Qui 05 Dez 2019, 15:44

Olá RAFA&L;

Realmente, a meu ver, essa questão está errada. O quarto nível representa a camada de valência para o Ferro, enquanto o subnível mais energético seria o 3d.
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por Salenave Qui 05 Dez 2019, 17:18

E aí, RAFA&L!

A distribuição fica da seguinte forma para o Ferro:
O nível mais energético para o átomo de Fe 1d2d2110

Onde o subnível mais energético é o 3d, porém o nível (camada) mais energético é o 4s, pois é a valência do átomo de ferro.

Bons estudos!
Salenave
Salenave
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 18/02/2017
Idade : 25
Localização : Brasil, Uberlândia - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por RAFA&L Qui 05 Dez 2019, 20:11

Olá Salenave, 
Não concordo (na realidade não entendo) por que o mais energético seria o 4s;
Toda camada X (X = 1,2,3,4,5,6e7) será mais energética que a camada X-1 (camada imediatamente anterior a X)?
Digo, uma subcamada de um nível X pode ser mais energética que uma subcamada de X+1; mas o nível X+1 será sempre mais energético que X. É isso??

Consideremos que a camada 4 seja mais energética que a 3 (o que é verdade, como você disse), se considerarmos ela CHEIA. Porém, para o Fe não temos tantos elétrons nessa camada 4; temos apenas 2. Enquanto que na camada 3, temos 10 elétrons. A soma da energia desses 10 não seria mais que a dos outros 2 da camada 4?? Fazendo com que NESSE CASO a CAMADA 4 seja menor energética que a 3??

Sei la, ainda estou confuso..

Devo considerar que será sempre verdade que a camada X é menos energética que X+1, independentemente de quantos elétrons tenham?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por gabrielpieri8 Qui 05 Dez 2019, 22:24

Olha, RAFA&L, eu concordo com você. Na verdade, peço que dê uma olhada nesse gráfico retirado do livro Química do Feltre, sobre os níveis de energia:

https://i.imgur.com/QIwWuq5.png

Perceba como o nível de energia do subnível 3d é ainda superior ao 4s, esteja ele completo ou incompleto. Continuo acreditando que a questão contém uma imprecisão. Acrescente isso à seguinte explicação contida no próprio livro (p.99):


Por fim, é importante não confundir:
• elétron mais afastado do núcleo (ou elétron de valência) é aquele com maior valor do número quântico principal (n);
• elétron mais energético é aquele situado no nível (n) ou subnível (l) de maior energia, o que é dado pela soma n + l.

Portanto, para o Ferro, teríamos que no subnível 3d há elétrons mais energéticos que o 4s, já que 3 [n] + 2 [l] > 4 [n] + 0 [s];

Fonte:
Feltre, Ricardo, 1928- . Química / Ricardo Feltre. — 6. ed. — São Paulo : Moderna, 2004.


Por favor, me corrijam se cometi algum equívoco. 

Bons estudos!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por Salenave Qui 05 Dez 2019, 22:48

Galera, vocês estão confundindo o termo subnívelcom nível.
Realmente, o subnível mais energético é o 3d6, porém o nível(camada) mais energético do átomo de ferro é o nível 4.
Se abrir a imagem do Gabriel, é só olhar o último patamar de energia do subnível que a 4ª camada comporta, que é o subnível f, compreendem? O nível, portanto, se trata do quanto de energia que esta consegue "armazenar", deve-se olhar para o todo e não para os subníveis. Mas lembrando, o subnível mais energético do átomo de Fe26 é o 3d6.
Agradeço a humildade e respeito, bora discutindo sobre, abraços!
Salenave
Salenave
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 18/02/2017
Idade : 25
Localização : Brasil, Uberlândia - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por gabrielpieri8 Qui 05 Dez 2019, 23:10

Que questão mais confusa, sinceramente. kkkk

Valeu pelo esclarecimento, Salenave. O nível 4 realmente tem uma energia maior, principalmente por poder abrigar mais elétrons. Acho que essa questão seria uma das que muita gente teimaria na hora de pedir um recurso após o vestibular. Afinal, não é tão comum, a meu ver, falar de nível mais energético, mas sim, subnível. 

Abraços!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por RAFA&L Qui 05 Dez 2019, 23:23

No final das contas a resposta é meio óbvia kkkkkk toda camada possui mais energia que sua anterior. É isto kkkk
Mas de fato a distribuição dos elétrons e dos subniveis no atomo de Fe nos faz querer acreditar que a afirmativa seria correta... Valeu pelo esclarecimento, Salenave!

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por RAFA&L Qui 05 Dez 2019, 23:25

E obrigado pelo gráfico, Gabriel. Meu material de estudo nao o contém. Vc teria o pdf desse livro? Sei que o feltre é famoso e bem conceituado, eu devia te-lo escolhido como bibliografia quando fiz meus planos de estudo.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por RAFA&L Qui 05 Dez 2019, 23:33

Mas também ainda tenho por mim que o fato de a camada 4 so estar com seu subnivel s preenchido, enquanto a cada 3 tem eletrons ate o subnivel d, faz com que a 3 seja a mais energética (NESSA SITUAÇÃO). Me entendem? Sei que a questão fala mais exatamente sobre o quanto a camada 4 e a 3 suportam, e nessa perspectiva, é de facil percepção que a camada 4 é mais energética. Acho q questao meio confusa, ou sou eu que ainda nao entendi 100% os conceitos sobre tal discussão.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O nível mais energético para o átomo de Fe Empty Re: O nível mais energético para o átomo de Fe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos