PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pilhas

2 participantes

Ir para baixo

Pilhas Empty Pilhas

Mensagem por AlissonGomesipichana Dom 24 Nov 2019, 20:11

603. Pilhas comerciais de 1,5 V só comercializadas em tamanhos pequeno, médio e grande. O tamanho tem relação com a potência do aparelho que a pilha deve alimentar. Considerando-se as três pilhas e as três lâmpadas idênticas de lanterna , cada pilha alimentando uma lâmpada, após um tempo considerável de desgaste, a pilha grande está originando maior _________, revelando possuir , internamente, __________ do que as outras .
COMPLETE:

a) força eletromotriz. Menor resistência
b) força eletromotriz. Maior resistência
c) corrente. Maior força eletromotriz.
d) energia. Menor força eletromotriz
e) corrente. Menor resistência

Resposta : E
AlissonGomesipichana
AlissonGomesipichana
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 02/05/2019
Idade : 25
Localização : Roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por Salenave Seg 25 Nov 2019, 11:03

E aí, Alisson!

A forma que eu raciocinei para se chegar ao gabarito foi da seguinte forma:
"... após um tempo considerável de desgaste" sabe-se que com o tempo, com o desgaste do resistor, este oferece menor dificuldade para a passagem da corrente elétrica, portanto com o tempo o valor da corrente aumenta, pouco mas aumenta. Matematicamente analisando: \downarrow R=\frac{U}{\uparrow  i} com a redução da resistência, tem-se um aumento da corrente.

Comentando sobre os termos que apareceram na questão:
Força eletromotriz: está depende dos materiais utilizados, mais propriamente dito do potencial elétrico de oxidação e de redução para a medição do potencial elétrico da pilha (∆ε). Portanto é constante, pois depende da natureza dos materiais. Elimina-se, por conseguinte, as alternativas A, B e C.

Energia: analisando matematicamente ⇒ E = P \cdot \triangle t \Rightarrow  E =U.i \triangle t   sabendo que terá uma maior corrente, temos: \therefore E \uparrow=U \cdot \uparrow i \cdot \triangle t , tem-se então uma maior energia. Porém, na segunda lacuna, fala da Força Eletromotriz, esta é constante. Elimina-se, assim, a letra C.

Corrente: a corrente está intimamente ligada com a d.d.p. (Força Eletromotriz) aplicada nos terminais do condutor e também a resistência do sistema. Dito isso, como já vimos, com o desgaste da resistência, a corrente aumentou, portanto há um aumento na corrente do sistema. O que valida a alternativa E que relaciona corrente x resistência.

Espero ter ajudado. Bons estudos, abraços!
Salenave
Salenave
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 18/02/2017
Idade : 25
Localização : Brasil, Uberlândia - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos