PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consigo passar no ITA ou é tarde?

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por CarlosBahlo Sáb 23 Nov 2019, 12:31

Tô com 18 anos de idade e farei 19 em maio do ano que vem, ou seja, tenho 5 tentativas.
Minha ideia é começar a estudar pelos livros tradicionais de embasamento (Iezzi, Feltre, Tópicos, etc), minha intenção é começar agora em dezembro pra tentar terminar todo o embasamento do ensino médio por esses livros até o fim do ano que vem. Logo após, começar um cursinho preparatório, talvez o Poliedro, visto que moro do ladinho. Estou disposto a passar 15h diárias líquidas com uma rotina saudável, já que não trabalho e não faço “nada” além de estudar. Já consigo manter essa rotina, pois meu ensino médio era composto por aulas que duravam o dia todo, tipo um internato. Vocês acham que mesmo começando agora, com 18 e tendo 5 tentativas, é tarde pra começar a estudar para o ITA?

CarlosBahlo
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por Ashitaka Sáb 23 Nov 2019, 13:30

Isso de ser tarde é complicado, tem gente que passa no mesmo ano que começa, tem gente que leva todas as tentativas e tem gente que nunca passa. Se você mora ao lado, seria melhor já começar direto com o curso no Poliedro do que ficar estudando por contra própria sem o direcionamento específico que eles dão. Se realmente quer ir, esta seria minha sugestão.
Além disso, em caso de não passar, eu não recomendaria que ficasse tentando o ITA até que fosse barrado pela idade, pois é tempo de sua vida que está passando. Eu estabeleceria um número máximo de tentativas de acordo com minha disposição. Só que isso também é algo pessoal e, se é algo que sente tanta necessidade, fica a seu critério.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por CarlosBahlo Sáb 23 Nov 2019, 14:11

[/quote] Isso de ser tarde é complicado, tem gente que passa no mesmo ano que começa, tem gente que leva todas as tentativas e tem gente que nunca passa. Se você mora ao lado, seria melhor já começar direto com o curso no Poliedro do que ficar estudando por contra própria sem o direcionamento específico que eles dão. Se realmente quer ir, esta seria minha sugestão.
Além disso, em caso de não passar, eu não recomendaria que ficasse tentando o ITA até que fosse barrado pela idade, pois é tempo de sua vida que está passando. Eu estabeleceria um número máximo de tentativas de acordo com minha disposição. Só que isso também é algo pessoal e, se é algo que sente tanta necessidade, fica a seu critério. [/quote]

Então, é que eu queria realmente pegar uma base melhor usando tais livros, pra depois iniciar no cursinho. Fora que é caro, e com os conhecimentos que tenho agora, não conseguiria um desconto interessante. Sobre a idade, você realmente acha q é tarde? São 5 tentativas, 5 anos, da pra fazer um ensino médio completo e mais dois anos de sobra.. Pergunto isso porque será um caminho sem volta, vou até o final mesmo, todavia quero saber se estou a enganar a mim mesmo.
Sobre perder tempo da vida, com todo respeito não penso dessa forma, pois quero dedicar minha vida aos estudos e tenho um projeto pessoal sobre isso.

CarlosBahlo
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por Ashitaka Sáb 23 Nov 2019, 15:17

Bem, primeiramente, eu não disse que é tarde, deixei em aberto. Na minha opinião, não é tarde começar com 18, embora também não seja cedo. Tem muitas pessoas que começam nessa idade aí mesmo e passam. Se as condições financeiras fazem com que seja mais vantajoso estudar sozinho em casa primeiramente, então siga o que acha melhor. Mas se fez um ensino médio em internato como disse, suponho que deva ter tido uma base mais sólida, de forma que já poderia ir direto para o cursinho. Fique ciente de que não é muito fácil conseguir desconto lá se eles não conhecem você e seus resultados, então você deve, além de fazer a prova de bolsa, levar resultados de vestibulares anteriores e até mesmo seu histórico escolar para garantir algo a mais.

Na questão do tempo de vida, eu entendo, cada um tem uma opinião. Só quero deixar claro que não acho que dedicar a vida aos estudos como você disse seja uma perda de tempo, é uma profissão como outras. O "perder tempo de vida" que eu me refiro se trata do cursinho porque é uma zona de transição - não se trata de algo obrigatório como um ensino médio nem de um curso superior que vai te dar um diploma - e cada ano que você passa lá é um a menos que você poderia estar na faculdade ou trabalhando. Por isso, na minha concepção, não valeria a pena fazer tantos anos de cursinho e eu estabeleceria limites. Todavia, conheço pessoas que fizeram até passar na última tentativa e não se arrependem, estão felizes com isso. É uma questão pessoal, novamente. Agora, se te anima de alguma forma, eu vi gente que começou a estudar com 16 e passou com mais de 20, uma outra nem passou; enquanto também vi gente que começou com 19 e passou com 21. Tem quem tranque a faculdade pra tentar e não consegue entrar; tem quem passe direto do ensino médio. Existe de tudo que você possa imaginar.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por CarlosBahlo Sáb 23 Nov 2019, 16:46

A impossibilidade de eu fazer cursinho é causada pela questão financeira, se não eu partiria logo pra lá mesmo, acredito que depois do ano que vem eu possa realizá-lo de maneira mais confortável.
A escola em que eu estudei não era um internato propriamente dito, pois eu não dormia lá , apenas passava 10h de estudos diários. A qualidade dela era boa sim, acredito que eu tenha uma base boa em algumas matérias como química e português, mas deficiente em outras como matemática e física.
Sobre a forma de conseguir tais descontos, resultados em vestibulares de universidades federais na área de engenharia ajuda? Achei que o concurso de bolsas já seria suficiente para obter os descontos. Tem alguma ideia de valor médio que as pessoas pagam no cursinho em SP Capital Poliedro?
De qualquer forma, agradeço de verdade pela resposta!

CarlosBahlo
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por Ashitaka Sáb 23 Nov 2019, 17:16

Sim, resultados de aprovação em outros vestibulares contam, como federais. E até onde sei, não precisa ser necessariamente ao prestar engenharia. Na verdade, basta ser um vestibular concorrido. É uma questão de bom senso, óbvio que para eles vale mais você passar em engenharia na USP do que em letras ou história. É melhor que seja engenharia, direito, medicina. Sei de um colega que prestou direito para ficar bem colocado e ganhar bolsa num cursinho (e funcionou), mas foi lá no Ceará isso. Também existe essa competição entre eles, quando um te dá bolsa ou algo assim, o outro costuma melhorar a proposta hahaha, não sei dar muitos detalhes sobre isso, mas é conhecido que um tenta "roubar" alunos promissores do outro.

O concurso de bolsas do Poliedro costuma ter uma prova bastante difícil e até alguns anos atrás era realizado apenas no Rio de Janeiro (não sei como está agora). E a "função desconto" deles é bem... desfavorável, digamos assim. O desconto não é linearmente proporcional ao que você acerta, longe disso. Não lembro os números com precisão, mas de uma prova de 50 questões, acertar entre 30 e 40 mal te leva a descontos de 20 a 30%. É só quando você chega perto de gabaritar a prova (de 45 pra cima) que o desconto começa a ficar perto do que "pessoas normais" procuram (70% + de desconto). Os 100% devem vir, naturalmente, ao gabaritar a prova. Por isso é importante ter outras formas de barganhar um melhor preço.

Não sei qual é o valor em SP capital e mesmo que soubesse já estaria desatualizado. Lá por 2016 sei que era entre 2 e 3k. Só que eles fazem reajustes quinzenalmente, uma secretária me disse uma vez, de modo que não sei quanto é agora. O que eu posso afirmar é em São José dos Campos o preço costuma ser consideravelmente menor que em SP capital (algumas centenas de reais, mas não chegava a 1k, claro).

Eu sei que minhas falas podem parecer ter um tom meio pessimista em alguns momentos, mas quando digo sobre limites de tentativas é porque a vida também acontece em outros lugares. Se o seu sonho é estudar / ser acadêmico, você pode fazer isso se formando numa USP ou UNICAMP da vida também. Veja bem, não estou de forma alguma te desestimulando a prestar o ITA, apenas estou sugerindo que mantenha outras portas abertas ao invés de fechá-las. Com efeito, acho mais provavável você passar no ITA ao mantê-las abertas do que se fechando no universo de um único vestibular, dado que o alívio que te traz saber que existem outras opções te permite fazer as provas com uma mente muito mais tranquila. E, veja bem, para manter seu leque aberto não estou nem dizendo que você precisa estudar as matérias que não caem no ITA.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por CarlosBahlo Sáb 23 Nov 2019, 18:25

Então, tô querendo seguir carreira militar e servir para o setor aeroespacial brasileiro, assim como boa parte da minha família, por isso que o ITA me interessa mais, saca?
Mas é claro que vou fazer Espcex, AFA, Essa, EN, IME, etc. Mas vou estudar com os materiais recomendados para o ITA, que acredito que servem também para o esses outros concursos militares.
Pra complementar sobre o cursinho, o daqui da capital é absurdo mesmo o preço, muito diferente de SJC. Poderia eu pensar em dividir uma casa lá com umas 5 pessoas interesses, seria interessante e mais barato. O que acha da ideia?

CarlosBahlo
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por Ashitaka Sáb 23 Nov 2019, 22:06

Você pode fazer esses aí, mas se quiser realmente ir para o setor aeroespacial, acredito que a maioria não vai te servir. Talvez na AFA sirva, principalmente se cursar o ITA depois da AFA. Mas enfim, tem que ser fã do militarismo intenso da AFA, fica pra quem gosta kkkk. A porta de entrada do ITA é bem mais tranquila nesse sentido militar.

Isso aí de dividir com outras pessoas é uma opção, mas deve dar um certo trabalho conseguir montar o apartamento, que também costuma sair caro mesmo dividindo. Geralmente quem mora nesses lugares vêm de família com dinheiro e não faz muita questão de ficar dividindo AP com várias pessoas. Tem um bem frente ao Poliedro de SJC onde moram muitos alunos, mas é bem caro lá. Tem gente que mora sozinho, tem quem divida. Existem algumas outras opções mais baratas e desconhecidas, mas vai do que você está disposto a pagar. Se seu interesse é tão grande a esse ponto, talvez seja razoável considerar a possibilidade de morar em Fortaleza, onde o custo de vida é menor, há vários cursinhos e mais baratos. Enfim, posso te dar alguma dica no privado quanto a isso depois, se realmente for se mudar para SJC.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por CarlosBahlo Dom 24 Nov 2019, 07:46

Certo. Sobre Fortaleza, entrei em contato com o Farias Brito e o preço é tão salgado quanto o Poliedro (2k/mês), fora de realidade pra mim. Lá pelo menos tenho moradia de graça, visto que meu pai mora lá.
Sobre SJC, talvez eu possa entrar sim, mas vou ver se realmente compensa entrar em cursinho em 2020 ou adquirir um embasamento melhor. Tanto é que já tenho os materiais em mãos.
O que você acha de cursinhos online, como Kuadro e Vestcursos, por exemplo?

CarlosBahlo
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por Willian Honorio Dom 24 Nov 2019, 10:16

A meu ver uma idade boa para começar a se preparar para o ITA é com uns 16 anos ou quando a pessoa já entra no ensino médio. Com esse tempo o candidato terá uma tranquilidade boa, terá cabeça boa, não virá ainda a pressão muita das vezes nem familiar, mas sim pessoal por faculdade e trabalho. Veja só, você está com 18 anos e já se pergunta se está tarde ou não. Julgado pelos seus comentários, você ainda vai construir uma base, dependendo do seu ritmo esse processo poderá levar uns 2 anos, e para você chegar no nível da prova do ITA talvez leve uns 3 ou 4, olha só: já está quase no limite das suas tentativas, e quanto mais perto desse instante você estiver, mais pressão você terá. Você já está com o psicológico abalado, o que a meu ver para a prova do ITA é péssimo. Não é impossível, mas na minha opinião é um risco muito alto não ter uma plano B, ir com tudo para esse objetivo sem pensar nas possíveis consequências. E se você não conseguir? Você estará ''alienado'' para qualquer outra prova senão as da FAB ou da Marinha do Brasil, você só saberá isso: Matemática, Física, Química, Português e Inglês, mais nada, e depois? A meu ver você ainda pode ser engenheiro militar de uma maneira mais fácil, menos arriscada e mais ampla (profissionalmente falando): faça uma faculdade pública ou particular e posteriormente preste concurso para o Quadro de Engenheiros da FAB, você se sentará ao lado do mesmo cara que passou pelo ITA, que certamente se dedicou muito, sofreu a pressão absurda de lá, você ganhará a mesma coisa que ele e certamente chegará a Coronel assim como ele, a diferença é que você sofreu menos. Verá que meritocracia na FAB é algo complicado. Conheço engenheiro formado pelo ITA que se senta ao lado de um engenheiro formado da USP, afirma que o conhecimento é o mesmo e às vezes até superior, a diferença é que o engenheiro formado pela USP sofreu menos e teve uma formação mais humana. No entanto, se é o ITA que você quer mesmo (parece que muitos candidatos do ITA têm mais vontade de dizer que passaram na prova mesmo do que serem propriamente engenheiros), vá com tudo, mas caso surja uma aprovação na AFA, Escola Naval etc, não desperdice, vá! Pelo menos para garantir algo, pagar flexões, tomar esporro e passar frio não será nada em comparação a você com 25 anos sem saber o que fazer da vida. Enfim, concluindo, não acho tarde, acho arriscado, devido à sua base.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Consigo passar no ITA ou é tarde? Empty Re: Consigo passar no ITA ou é tarde?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos