Botânica

Ir em baixo

Botânica Empty Botânica

Mensagem por icaro256 em Seg 11 Nov 2019, 22:06

Embora as briófitas já vivessem na terra não podiam se desenvolver e alcançar grandes dimensões. Os seus vasos são rudimentares ou ausentes, e elas perdem água muito facilmente, por isso as briófitas necessitam viver em locais úmidos, o que mostra que esses organismos ainda são muito dependentes da água. Além disso, na terra os nutrientes devem ser absorvidos do solo e não estão mais disponíveis em todas as dimensões como acontece no oceano. (EMBORA AS..., 2014). Existem outras características não citadas no texto que reiteram a dependência da água presente no ambiente por esse grupo vegetal, como por exemplo:

A ausência de uma interação maior entre as células da planta que impede a formação de tecidos verdadeiros.

Esse item não é a resposta, quero saber se as briófitas têm ou não tecidos verdadeiros, pois algumas fontes dizem que sim, outras que não.

A presença de uma metagênese bem nítida onde a etapa gametofítica ainda é a fase duradoura, e a etapa esporofítica é a fase transitória.

Essa é a resposta, também quero saber o por quê.

icaro256
Padawan
Padawan

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por Salenave em Ter 19 Nov 2019, 21:34

Olá, Icaro!
A resposta que lhe darei é embasada nos livros que são referência em biologia a nível de ensino médio, como Amabis e Sônia Lopes.

"quero saber se as briófitas têm ou não tecidos verdadeiros, pois algumas fontes dizem que sim, outras que não." As briófitas não possuem tecidos verdadeiros, tendo seus corpos formado por um conjunto de células pouco diferenciadas que se denominam talos, esta estrutura sendo composta por rizóides, caulóides e filóides. Por não ter vasos condutores (xilema e floema), briófitas são denominadas plantas avasculares ou atraqueófitas, tendo a absorção de nutrientes através de todo o seu corpo e não nas suas rizóides (estas servem apenas para fixação), o que obriga que o transporte seja realizado de célula a célula através de difusão e osmose, o que deixa o mecanismo energético lento propiciando o transpiração intensa, este fato explica a obrigatoriedade do pequeno porte das plantas deste grupo.
"A presença de uma metagênese bem nítida onde a etapa gametofítica ainda é a fase duradoura, e a etapa esporofítica é a fase transitória." Sabe-se que a fase duradoura das briófitas são os gametófitos, visto que a fase esporófita só ocorre nos gametófitos femininos, fato que explicado pelo ciclo reprodutivo das briófitas onde o anterzóide(n) (gameta masculino) fecunda a oosfera(n) (gameta feminino), gerando o embrião (2n) que se desenvolve formando o esporófito (2n). Após o desenvolvimento completo e nutrição do esporófito, realizado através do processo de matrotofia (passagem de nutrientes) cujo sentindo é gametófito feminino para o embrião, este esporófito realiza o processo de meiose para à formação de células que se diferenciam em esporos, estes serão germinados caso encontrem, no ambiente, condições favoráveis e formará, através de mitoses sucessivas, em protonema e, portanto, irá se configurar em um gametófito. Em síntese, o esporófito só aparece no ciclo de vida de uma briófita apenas a feito reprodutivo, tendo sua degeneração após a formação e liberação dos esporos, o que conclui o caráter transitório da etapa eporofítica em uma briófita.

Espero ter ajudado, bons estudos!
Salenave
Salenave
iniciante

Mensagem por icaro256 em Qui 21 Nov 2019, 11:23

Agradeço a resposta bem elaborada.
Mas então por que o primeiro item é incorreto?
E eu não entendi o que o ciclo reprodutivo, no que ele citou, tem haver com a dependência da água.

icaro256
Padawan
Padawan

Mensagem por Salenave em Qui 21 Nov 2019, 13:19

Obrigado!
Então, eu achei que sua dúvida era o que você perguntou, até destaquei entre aspas, e não a pergunta da alternativa.

Portanto, Icaro, trata-se de uma questão evolutiva "A ausência de uma interação maior entre as células da planta que impede a formação de tecidos verdadeiros." creio que não seja devido a "interações entre as células" a ausência de tecidos verdadeiros, mas sim uma questão evolutiva que não aparece no grupo das briófitas, aparecendo somente nas pteridófitas.
Essa imagem evolutiva dos grupos das plantas ilustra bem:Botânica Evoluz11
Salenave
Salenave
iniciante

Mensagem por Salenave em Qui 21 Nov 2019, 20:56

Icaro, estava com um pouco de pressa quando fiz a segunda resposta, perdoe-me.

"E eu não entendi o que o ciclo reprodutivo, no que ele citou, tem haver com a dependência da água." - O ciclo reprodutivo das briófitas está intimamente ligada à água, pois os anterozóides (gametas masculinos) são células gaméticas flageladas, os musgos são plantas extremamente pequenas e uma está do ladinho da outra, então gotículas de água que está "entre" dois musgos ou "sobre" eles fazem o papel de ponte para esses gametas, viabilizando a fecundação na oosfera.
Salenave
Salenave
iniciante

Mensagem por icaro256 em Qui 21 Nov 2019, 22:15

Muito bem explicado, Salenave, grato. Mas você acha que a questão deveria ter mencionado algo do tipo ''dependência da água para fecundação"? Por que, se não me engano, todas as plantas têm metagênese, e essa característica, além do que ele citou depois, não têm pra mim uma relação explícita com essa dependência da água.
E também acho que a falta de tecidos verdadeiros não deixa de ser por uma falta de interação entre as células da planta, o que também deve colaborar para dependência de um ambiente úmido.

icaro256
Padawan
Padawan

Mensagem por Salenave em Qui 21 Nov 2019, 22:33

Com certeza, Icaro! A questão poderia ter sido mais explícita, não sei de fato qual era a intenção do autor ao resumir os dados, se era realmente de seletividade dos candidatos, de causar confusão na cabeça dos participantes ou negligência/desatenção ao elaborar a questão, mas de todo jeito é isso. Espero ter te ajudado, bons estudos!
Salenave
Salenave
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: