PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

período simples

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido período simples

Mensagem por Bruna_rb Qui 24 Out 2019, 10:00

(Mack-2001) ... E surgia na Bahia o anacoreta sombrio, cabelos crescidos até aos ombros, barba inculta e longa; face escaveirada; olhar fulgurante; monstruoso, dentro de um hábito azul de brim americano; abordoado ao clássico bastão em que se apóia o passo tardo dos peregrinos.É desconhecida a sua existência durante tão longo período. Um velho caboclo, preso em Canudos nos últimos dias da campanha, disse-me algo a respeito, mas vagamente, sem precisar datas, sem pormenores característicos. Conhecera-o nos sertões de Pernambuco, um ou dous anos depois da partida do Crato.

Considere as afirmações.
I - o anacoreta sombrio e a sua existência desempenham função sintática de sujeito.
II - Os pronomes oblíquos assinalados desempenham funções sintáticas diferentes.
III - Depois da conjunção mas há elipse de um verbo.
Assinale:
a) se apenas I e II estiverem corretas.
b) se apenas II e III estiverem corretas.
c) se apenas II estiver correta.
d) se todas estiverem corretas.
e) se apenas I e III estiverem corretas

gab:D


Última edição por Bruna_rb em Qua 30 Out 2019, 10:44, editado 1 vez(es)

Bruna_rb
Padawan
Padawan

Mensagens : 81
Data de inscrição : 19/06/2018
Idade : 29
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: período simples

Mensagem por dd0123 Ter 29 Out 2019, 08:50

E surgia na Bahia o anacoreta sombrio, cabelos crescidos até aos ombros, barba inculta e longa; face escaveirada; olhar fulgurante; monstruoso, dentro de um hábito azul de brim americano; abordoado ao clássico bastão em que se apóia o passo tardo dos peregrinos.É desconhecida a sua existência durante tão longo período. Um velho caboclo, preso em Canudos nos últimos dias da campanha, disse-me algo a respeito, mas vagamente, sem precisar datas, sem pormenores característicos. Conhecera-o nos sertões de Pernambuco, um ou dous anos depois da partida do Crato.

I - "o anacoreta sombrio" e "a sua existência" desempenham função sintática de sujeito.
correto: o verbo surgir é intransitivo, logo, quem ou o que surgiu é sujeito. 
a frase "é desconhecida" é formada por verbo de ligação e predicativo de sujeito, logo, quem ou o que é desconhecido é o seu sujeito.

II - Os pronomes oblíquos assinalados desempenham funções sintáticas diferentes.
correto: acredito que os pronomes oblíquos assinalados estejam em "disse-me" e "conhecera-o". o primeiro faz o papel de objeto indireto e o segundo é objeto direto. 

III - Depois da conjunção mas há elipse de um verbo.
fiquei na dúvida nessa, mas acho que se refere a elipse do verbo dizer, que não foi repetido.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: período simples

Mensagem por Bruna_rb Qua 30 Out 2019, 10:43

Obrigada dd0123!!!

Bruna_rb
Padawan
Padawan

Mensagens : 81
Data de inscrição : 19/06/2018
Idade : 29
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: período simples

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos