PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão FMTM - Vestibular 2003

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Questão FMTM - Vestibular 2003

Mensagem por RAFA&L Ter 22 Out 2019, 20:50

(FMTM-2003) O Ca2+ é o cátion mais comum em rios e lagos. Sua procedência deve-se à dissolução do mineral calcita, CaCO3, pela ação do CO2, conforme equilíbrio químico: 

CaCO3(s) + CO2(aq) + H20(l) <--> Ca2+(aq) + 2HCO3-(aq)

Analise as seguintes afirmações, considerando que o sistema está em equilíbrio. 
I. Quando uma base é adicionada a tal água, o equilíbrio é deslocado para a esquerda. 
II. A adição de ácido a tal água favorece a dissolução da calcita. 
III. A adição de uma substância que complexa os íons cálcio favorece a dissolução da calcita. 

Dentre as afirmações, está correto o contido em:
A) I, apenas 
B) II, apenas 
C) III, apenas 
D) I e II, apenas

*Segundo o gabarito que tenho, a resposta correta é a B). Alguem sabe me explicar o por quê? 
Para mim que seria o I e o III os itens corretos e o II errado.


Última edição por RAFA&L em Qua 23 Out 2019, 19:46, editado 1 vez(es)

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Questão FMTM - Vestibular 2003

Mensagem por JoseMayer Ter 22 Out 2019, 21:06

A resposta correta é a C.

A afirmação I. está errada, porque, ao adicionar uma base, o íon bicarbonato é consumido e o equilíbrio é deslocado para a DIREITA, já que os íons têm sua concentração diminuída.

A afirmação II. está errada, porque, ao adicionar ácido, a concentração de íons H+ irá aumentar e, consequentemente, a solução será deslocada para a ESQUERDA, ou seja, para a formação do carbonato de cálcio (calcita). 

A afirmação III. está correta, já que, caso os íons Ca2+ em solução sejam absorvidos (aqui eu interpretei 'complexa' como 'consome'), o equilíbrio será deslocado para a ESQUERDA e, consequentemente, para a dissolução da calcita.

JoseMayer
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 21
Localização : Campo Grande-MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos