PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

América e visão eurocêntrica

Ir para baixo

América e visão eurocêntrica Empty América e visão eurocêntrica

Mensagem por Motumbus brasiliensis Qui 17 Out 2019, 14:34

O processo de descoberta do continente americano representou para os europeus o contato com um mosaico de culturas bastante peculiar. Em termos gerais percebemos que:

(A) O continente americano representava para os europeus o avesso de ideal de organização de sociedade, tanto no que diz respeito as suas organizações sociais, políticas e religiosas; quanto nos aspectos culturais, muito distintos do ideal eurocêntrico, de sua visão de homem e visão de mundo.
(B) O continente americano contava com uma ampla diversidade de culturas que se desenvolveram de forma própria, contrariando o ideal eurocêntrico do Velho Mundo, as populações pré-colombianas estabeleceram relações sociais complexas, criaram suas próprias instituições políticas e engendraram os seus saberes.
(C) Cada aldeia presente no vasto continente americano era integrada por diversas famílias, com hábitos e costumes peculiares, crenças distintas e com liberdade para exercer suas características individuais apesar de viverem em uma organização social complexa com estruturas hierarquizadas.
(D) As diversas culturas presentes no vasto continente americano se chocaram com a cultura europeia dos colonizadores, oriundos e habituados a um modo de vida mais unificado,
principalmente porque populações pré-colombianas estabeleceram relações sociais complexas e criaram suas próprias instituições políticas.
(E) As diversas culturas presentes no vasto continente americano representaram uma ameaça aos colonizadores, principalmente no aspecto religioso, tendo em vista que na Península Ibérica o catolicismo era a única religião existente e era oposta as crenças politeístas encontradas no mosaico da etnia ameríndia.

Fiquei entre (A) e (B). Por que a (A) está errada?

Eu lembrei disso aqui e fiquei muito na dúvida:
“A língua de que usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (…) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente.” - Trecho da História da Província de Santa Cruz, de Pero Magalhães de Gandavo, escrita em 1578.
Motumbus brasiliensis
Motumbus brasiliensis
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/03/2019
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

América e visão eurocêntrica Empty Re: América e visão eurocêntrica

Mensagem por Motumbus brasiliensis Sex 18 Out 2019, 15:27

up
Motumbus brasiliensis
Motumbus brasiliensis
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/03/2019
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos