gravitação

Ir em baixo

gravitação Empty gravitação

Mensagem por vitorsl123 em Qui 10 Out 2019, 14:48

O Sistema solar é um grupo de corpos celestes (entre os quais inclui-se a Terra) que orbitam ao redor da estrela Sol, uma das centenas de milhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea. O sistema Solar inclui nove planetas, pelo menos 54 satélites, mais de mil cometas já observados e milhares de corpos menores (os asteróides e os meteoros).
Com base nas leis que descrevem o movimento dos corpos celestes no espaço são feitas as afirmações a seguir, julgue-as quanto à veracidade.
( ) O período de revolução do planeta Marte em torno do Sol é inferior a um ano terrestre.

( ) Você já deve ter visto filmes mostrando astronautas “flutuando” dentro de suas naves espaciais. Isso ocorre pois durante seu movimento em órbita circular da Terra, os astronautas, e objetos no interior da nave, não estão sujeitos a forças gravitacionais.

( ) Os satélites de telecomunicações são geo-estacionários pelo fato de apresentarem “parados” em relação a um referencial solidário à superfície da Terra. Eles têm período de translação igual ao período de rotação da Terra e sua órbita é circular contida no plano equatorial.

( ) A intensidade do campo gravitacional terrestre independe da posição considerada e tem valor, aproximadamente, de 9,8 N/kg.

( ) Usando a terceira Lei de Kepler verificamos que triplicando o raio médio da órbita de um satélite em torno da Terra, seu período de revolução fica nove vezes maior.

vitorsl123
iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 08/03/2019
Idade : 18
Localização : mesquita,rio de janeiro e brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

gravitação Empty Re: gravitação

Mensagem por Emanuel Dias em Qui 10 Out 2019, 16:10

Quanto mais próximo ao Sol, menor o tempo para completar uma revolução. Marte está mais diante do Sol comparado a Terra, logo a proposição é FALSA.


Não existe lugar no universo em que a gravidade é perfeitamente nula. No caso dos astronautas em orbita acontece um fenômeno chamado imponderabilidade.


Verdadeiro. Devido a assimetria da Terra, esses satélites não estão precisamente no plano equatorial, e sempre precisam ser realizadas manobras para corrigir sua órbita. Mas é basicamente isso.



Falsa. A força gravitacional dependi sim, do local.

\frac{T^{2}=kr^{3}}{t^{2}=27kr^{3}}\Rightarrow 27T^{2}=t^{2}\Leftrightarrow t=3\sqrt{3}T
Falsa.
Emanuel Dias
Emanuel Dias
Jedi
Jedi

Mensagens : 478
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 18
Localização : Heliodora-MG, Brazil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum