PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idosos no Brasil: negligenciados ou valorizados?

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Idosos no Brasil: negligenciados ou valorizados?

Mensagem por MFaraday Dom 29 Set 2019, 17:14

Agradeço imensamente a quem corrigir;
O modelo é Enem e o tema está no título;

       Integração Etária
   Na animação "Up! Altas Aventuras", um senhor idoso e um menino enfrentam juntos uma série de adversidades e o espectador é posto diante do imenso contraste entre estas duas faixas etárias e da dificuldade que as personagens têm em adaptar-se às limitações um do outro. À parte do cinema, o Brasil ainda engatinha, quanto a integração de jovens e pessoas de mais idade, e no que toca a disponibilização dos meios para que estas usufruam de todos os seus direitos.
    Deve-se destacar que o sistema de previdência social brasileiro disponibiliza à maior parte da população idosa segurança econômica, e por conseguinte, o bem estar assegurado pelo poder de compra. Nesse contexto, de acordo com o exposto por Luiz Felipe Pondé na obra Filosofia para Corajosos, grande parte do "marketing" realizado pelo mercado econômico é voltado aos aposentados, inclusive propagandas de aparelhos eletrônicos. No entanto, é nítido que muitos idosos sentem dificuldades no uso das novas tecnologias, e, portanto, sua inclusão digital é prejudicada.
    No que tange a inclusão em outros ambientes, como as universidades, salienta-se que há discriminação e preconceito ao ingresso de pessoas de idade elevada. Ademais, em diversas situações, como em filas de bancos e supermercados, ou no uso de transporte público, essa parcela da sociedade não possui seu direito de acesso prioritário respeitado como prevê a Constituição Federal. Tal problemática deve ser resolvida o mais breve possível, haja vista que dados do IBGE apontam que até o ano de 2055, haverá maior quantia de idosos do que de jovens na população brasileira.    
    Destarte, convém ao Ministério da Cultura, em parceria com as universidades públicas, ministrar palestras na internet, abertas a todos, com o propósito de discutir assuntos relacionados à integração das diferentes faixas etárias e a importância de se respeitar os direitos conferidos aos mais velhos. É pertinente, também, a abertura de salas de conversação, após as palestras, para promover o debate dos temas nelas tratados. Assim, promover-se-á a inclusão social dos idosos e a socialização entre as diferentes idades, as quais poderão, então, conviver melhor e com mais respeito, da mesma forma que ocorre entre o senhor e o garoto na animação "Up!".


Última edição por MFaraday em Sex 04 Out 2019, 19:54, editado 1 vez(es)

MFaraday
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 10/07/2019
Idade : 22
Localização : Bom Jesus do Oeste - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idosos no Brasil: negligenciados ou valorizados?

Mensagem por Nickds12 Dom 29 Set 2019, 17:56

Do ponto de vista ortográfico, o texto é excelente. O que eu poderia destacar seria a seleção e a organização dos argumentos.

Em uma prova, você deve escolher os argumentos que você lembrar. Porque mesmo que para uma correção "caseira" eles pareçam questionáveis, para uma redação feita para um processo de admissão qualquer dado concreto e de acordo com o tema conta muito.

No primeiro parágrafo, cita-se a suposta segurança econômica que o sistema previdenciário brasileiro traria aos idosos. Mas faltou citar exemplos que sustentassem isso. Poderia falar sobre o LOAS, que é um benefício concedido ao idoso em dificuldades financeiras - mesmo que ele não tenha o tempo de contribuição mínima para se aposentar.

Perceba que o segundo parágrafo contém diversas linhas de argumentação e não as desenvolve individualmente. Seria melhor reservar o segundo parágrafo para argumentar sobre como o idoso ao não ter seu direito a lugar reservado no transporte público e à gratuidade, tem seu bem estar prejudicado, levando a infrações ao Estatuto do Idoso. 

Daria nota 840 para a redação.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idosos no Brasil: negligenciados ou valorizados?

Mensagem por MFaraday Qui 03 Out 2019, 12:17

Obrigado pelo correção!

MFaraday
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 10/07/2019
Idade : 22
Localização : Bom Jesus do Oeste - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Idosos no Brasil: negligenciados ou valorizados?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos