PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil imperio

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Brasil imperio

Mensagem por waydzik Seg 16 Set 2019, 21:41

(Cesgranrio) Assinale a opção que apresenta um fato que caracterizou o processo de reconhecimento da Independência do Brasil pelas principais potências mundiais:


a) Reconhecimento pioneiro dos Estados Unidos, impedindo a intervenção da força da Santa Aliança no Brasil.
b) Reconhecimento imediato da Inglaterra, interessada exclusivamente no promissor mercado brasileiro.
c) Desconfiança dos brasileiros, reforçada após o falecimento de D. João VI, de que o reconhecimento reunificaria dos dois reinos.
d) Reação das potências europeias às ligações privilegiadas com a Áustria, terra natal da imperatriz.
e) Expectativa das potências europeias, que aguardaram o reconhecimento de Portugal, fiéis à política internacional traçada a partir do Congresso de Viena.




Resposta: E
Alguem poderia me explicar a letra E e o que o congresso de viena tem a ver com isso? Sei que teve a ver com a reorganizacao geopolitica e equilibrio europeu.


Última edição por waydzik em Sex 20 Set 2019, 16:29, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Brasil imperio

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 17 Set 2019, 07:44

O Congresso de Viena foi uma reunião em Viena,capital da Áustria;onde as potências vencedoras de Inglaterra,Áustria,Prússia e Rússia consertaram e redefiniram o mapa da Europa após derrotarem Napoleão. Napoleão,havia protegido a França e vencido os Exércitos desses países durante a Revolução Francesa. O jovem general de 24 anos conseguiu fazer a França uma potência e queria fazer ela a maior potência do mundo. Mas havia uma Inglaterra na frente,que já tinha indústria e tinha feito a Revolução Industrial. Napoleão não aceitava isso. Decretou o Bloqueio Continental de 1806 e saiu invadindo todos os países que se opunham ao bloqueio.
Ele queria ultrapassar a economia inglesa e,assim sufocando a Inglaterra (invadindo os países que ainda comercializavam com a Inglaterra),substituindo o fornecimento de produtos ingleses por franceses. Acontece que,a França não tinha uma boa indústria e nem uma indústria de larga escala. Ainda estava engatinhando,enquanto a Inglaterra já estava correndo bastante neste aspecto. A produção francesa não conseguia atender todos os países. Passando fome,os países começaram a desrespeitar o bloqueio. Um a um. O primeiro país a desrespeitar e ser invadido, foi a Rússia. Aí teve guerra.
Portugal dava sinais de que iria desrespeitar o bloqueio,mas D. João VI enganou Napoleão e fugiu para o Brasil. Para entrar em Portugal,Napoleão negociou com o Rei da Espanha para autorizar tropas francesas de passarem pelo seu território sem que os espanhóis abrissem fogo. A Espanha estava irritada com Portugal devido aos tratados e limites e queria, quem sabe, uma vez Portugal capturado e anexado pela França,quem sabe o país compartilhado entre França e Espanha. Como a Família Real não estava lá,Napoleão ficou irritado. Ele anexou a Espanha e depôs o rei espanhol.
Ele colocou seu irmão no lugar. E isso aconteceu em todos os países invadidos. Napoleão tirava a família real,redesenhava a fronteira e colocava um irmão ou um familiar dele no poder. O Congresso de Viena justamente reestabelecia a família real desses países e redesenhava a fronteira. Acontece que,a França havia derrubado o absolutismo na Revolução Francesa. Esses países,tirando a Inglaterra;eram todos absolutistas. Eles justamente tentaram invadir a França e acabar com a revolução durante a Revolução Francesa para as ideias não se espalharem. Se as ideias se espalhassem,haveria o risco desses nobres e desses reis e rainhas absolutistas serem derrubados pelo povo, assim como fora na França.
O Congresso de Viena tinha caráter absolutista. Ok. As potências (tirando a Inglaterra) queriam resgatar o Absolutismo. Na época,eles criaram a Santa Aliança,que foi uma organização entre esses países para resgatar o Absolutismo (menos a Inglaterra). O Absolutismo voltou a ser o sistema vigente e predominante na Europa após Napoleão ser derrotado. A Santa Aliança queria reestabelecer as monarquias,manter o Absolutismo e para isso,eles não descartavam intervir nas colônias e nações que queriam independência. Eles queriam reprimir a independência desses países.
A Inglaterra tinha parlamento desde um tempão e ainda,como era o país mais rico, poderoso e influente do mundo,ela tinha interesses comerciais nas colônias existentes no mundo.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos