Quantidade de movimento da luz

Ir em baixo

Quantidade de movimento da luz Empty Quantidade de movimento da luz

Mensagem por Emanuel Dias em Ter 10 Set 2019, 19:37

A luz sofre ação de forças? Imagino que não, pois não possui massa. Já supondo que não, como ela muda de trajetória? O que faz a luz retornar quando é refletida se não forem forças? Outra coisa: ela tem momento linear?
Emanuel Dias
Emanuel Dias
Jedi
Jedi

Quantidade de movimento da luz Empty Re: Quantidade de movimento da luz

Mensagem por Dr.Astro em Ter 10 Set 2019, 20:18

UP!
Boa pergunta. Fiquei curioso pela resposta!
Dr.Astro
Dr.Astro
Jedi
Jedi

Mensagem por Emersonsouza em Ter 10 Set 2019, 20:32

A luz é uma onda eletromagnètica ,portanto , ela apresenta uma propriedade  presente em ondas mecanicas que è a reflexão.
A luz tem comportamneto dual ,isto é , tem carater ora ondulatório ,ora corpuscular.
 Para algumns experimentos ela será uma partícula (efeito fotoelétrico) para outros  será uma onda(experimento de young,por exemplo).
 Considerando  que a luz  seja  composta  por fótons, temos qua a massa do fóton é nula,mas isso não significa  que ele não tem momento linear.
 Se usarmos a física  newtoniana, concluiremos que o momento linear   é Q= mV=0 ,pois a massa é nula .
No entanto,  o fato de não ter massa não significa que a partìcula não tem inércia,para demonstrar isso precisamos recorrer à física moderna.
Para  encontar o momento linear corpos relativísticos é mais  adquado   usar  realação entre energia e   a velocidade da luz no vácuo .
Temos a seguinte relação:
E^2= (Q^2)*c^2 + (m0^2)*c^4
Para o caso do fóton ,temos:
E---> energia  do fóton
Q--> momento linear
C--> velocidade da luz no vácuo
m0--> massa de repouso do fóton

Como a massa do fótons é nula , a expressão fica da seguinte forma:
E^2= (Q^2)*c^2 --> Q= E/c
Com isso provamos que a luz tem quantidade de movimento ,logo, ao colidir com corpos , a luz tramite quantidade de movimento.
E isso pode ser comprovado através de alguns experimentos.

Bom,acho que é  isso ,espero que te ajude!
Caso houve alguma falha no meu raciocínio ,desculpe-me ,pois eu não muito  bom em fìsica moderna.
Emersonsouza
Emersonsouza
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Emanuel Dias em Ter 10 Set 2019, 20:49

@Emersonsouza escreveu:A luz é uma onda eletromagnètica ,portanto , ela apresenta uma propriedade  presente em ondas mecanicas que è a reflexão.
A luz tem comportamneto dual ,isto é , tem carater ora ondulatório ,ora corpuscular.
 Para algumns experimentos ela será uma partícula (efeito fotoelétrico) para outros  será uma onda(experimento de young,por exemplo).
 Considerando  que a luz  seja  composta  por fótons, temos qua a massa do fóton é nula,mas isso não significa  que ele não tem momento linear.
 Se usarmos a física  newtoniana, concluiremos que o momento linear   é Q= mV=0 ,pois a massa é nula .
No entanto,  o fato de não ter massa não significa que a partìcula não tem inércia,para demonstrar isso precisamos recorrer à física moderna.
Para  encontar o momento linear corpos relativísticos é mais  adquado   usar  realação entre energia e   a velocidade da luz no vácuo .
Temos a seguinte relação:
E^2= (Q^2)*c^2 + (m0^2)*c^4
Para o caso do fóton ,temos:
E---> energia  do fóton
Q--> momento linear
C--> velocidade da luz no vácuo
m0--> massa de repouso do fóton

Como a massa do fótons é nula , a expressão fica da seguinte forma:
E^2= (Q^2)*c^2 --> Q= E/c
Com isso provamos que a luz tem quantidade de movimento ,logo, ao colidir com corpos , a luz tramite quantidade de movimento.
E isso pode ser comprovado através de alguns experimentos.

Bom,acho que é  isso ,espero que te ajude!
Caso houve alguma falha no meu raciocínio ,desculpe-me ,pois eu não muito  bom em fìsica moderna.

Então a refração e reflexão acontece quando a luz choca-se diretamente com o núcleo do átomo não sendo por forças de repulsão como os corpos que possui massa?
Emanuel Dias
Emanuel Dias
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: