Mais uma do ENEM

Ir em baixo

Mais uma do ENEM Empty Mais uma do ENEM

Mensagem por MFaraday em Dom 08 Set 2019, 16:02

Olá, acho que dei uma viajada bacana pra fazer essa redação.
Agradeço imensamente a quem gentilmente se dispor a corrigir Very Happy
Tema: o consumo faz as pessoas mais felizes?

           Consuma Virtudes
  Comparando-se a um período situado há cerca de cem anos, a forma com que a humanidade encara os bens de consumo mudou drasticamente. O consumismo está atrelado às vidas de milhões de pessoas, e ao passo que foi o maior responsável pelo desenvolvimento industrial de muitos países, também é, indubitavelmente, culpado pela geração de um ciclo vicioso que suscita a frustração e descontentamento.
  É valido destacar que, após a Segunda Revolução Industrial, no século XX, a mídia tem atuado com o intuito de estimular o consumo. Nesse contexto, segundo os parâmetros impostos pelos pensadores da Escola de Frankfurt, a influência dos meios de comunicação foi essencial ao desenvolvimento tecnológico de diversas nações, como os Tigres Asiáticos, grande parte da União Europeia e os EUA. Depreende-se, portanto, que o uso de diferentes estratégias de "marketing" pelos donos dos meios de produção, as quais intentam incitar a compra de bens, se dá com o fim de obterem maior retorno financeiro.
  No entanto, deve-se ressaltar que a prática de consumir desenfreadamente é maléfica ao ser humano. De acordo com Luiz Felipe Pondé, na obra Filosofia para Corajosos, os altos índices de depressão vistos atualmente são reflexo dos ciclos viciosos de consumo nos quais muitas pessoas se inserem. Os hodiernos esteriótipos acerca de felicidade e padrão de vida que veiculam nas mídias e redes sociais vão totalmente de encontro ao hedonismo praticado na Grécia Antiga. Nesse sentido, há imenso contraste, por exemplo, com os ideais propostos por Diógenes, filósofo percursor do cinismo que buscou viver com o mínimo apego possível às causas materiais.
  Dessarte, convém à iniciativa privada, como as ONG's, a criação de "websites" que exponham os males associados ao consumo em excesso e que divulguem correntes filosóficas que auxiliem a manutenção do auto-controle, como o estoicismo. Dessa forma, desenvolver-se-á pensamento crítico nos internautas, possibilitando, então, que se libertem do vício de consumir. Através destas e outras ações, será possível recuperar parte dos costumes antigos, segundo os quais a felicidade não depende de bens materiais.

Peço desculpas por qualquer equívoco envolvendo fatos históricos ou correntes filosóficas. Caso eu tenha escrito alguma besteira, espero que alguém tenha ao menos se divertido lendo, rsrsrs. Obrigado a quem corrigir..

MFaraday
iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/07/2019
Idade : 17
Localização : Bom Jesus do Oeste - SC - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais uma do ENEM Empty Re: Mais uma do ENEM

Mensagem por Dr.Astro em Seg 09 Set 2019, 11:50

COMPETÊNCIA 1

Dominar modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

"1) (3º PARÁGRAFO) '...depressão vistos atualmente são reflexo dos...'. O predicativo tem de concordar em número com o verbo de ligação. O certo seria: '...depressão vistos atualmente são reflexos dos...'

2) (3º PARÁGRAFO) '...vão totalmente de encontro ao hedonismo praticado...'. 'de encontro a' é um erro de concordância, o certo seria: '..vão totalmente ao encontro do hedonismo praticado...'. 'ao' concorda com vão.

NOTA: 160



COMPETÊNCIA 2

Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

"A forma com que você aborda o tema e os recursos socioculturais estão excelentes. Parabéns por aprofundar no encadeamento desses recursos. Você citou argumentos de autoridade e, ainda mais, explicou-os. Isso é ótimo, pois não deixa o corretor do ENEM perdido no raciocínio.

Porém, cuidado com algumas confusões que você pode gerar. Na intervenção você citou estoicismo e, no parágrafo anterior, você falou de cinismo. É necessário explicar o que é o estoicismo para não causar confusão no corretor. Por isso, apesar de aplicar de forma eficaz os seus conhecimentos, esse erro vai acabar tirando ponto do 'meio/modo' utilizado na proposta de intervenção."
NOTA: 200


COMPETÊNCIA 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa da sua tese.

"Você demonstra domínio com o tema. Parabéns."
NOTA:200



COMPETÊNCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

"Recursos coesivos utilizados com eficácia. Parabéns. O texto flui muito bem."

NOTA:200


COMPETÊNCIA 5

Proposta de Intervenção.

"Como eu disse na competência 2, falta a questão do meio/modo. 

Assim, você pode corrigir isso respondendo a essas perguntas:
Como o estoicismo fará com que se 'libertem do desejo de consumir'?

O que será feito nos 'websites que exponham os males associados ao consumo em excesso e que divulguem correntes filosóficas' para atenuar o problema?
NOTA: 160



Portanto, somado tudo, nota 920.
Dr.Astro
Dr.Astro
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 12/06/2019
Idade : 18
Localização : Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais uma do ENEM Empty Re: Mais uma do ENEM

Mensagem por MFaraday em Qua 11 Set 2019, 20:57

Muito obrigado pela correção! Tentarei corrigir estes erros, especialmente na proposta de intervenção. Foi de grande ajuda!! Very Happy

MFaraday
iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/07/2019
Idade : 17
Localização : Bom Jesus do Oeste - SC - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais uma do ENEM Empty Re: Mais uma do ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum