República questão 6

Ir em baixo

Resolvido República questão 6

Mensagem por dd0123 em Qui 15 Ago 2019, 18:30

Dentre os elementos dificultadores da vida politica brasileira na República da Espada, seria errado incluir:
a. a crise econômica herdada do período final do Império e largamente acentuada pela crise motivada pela política emissionista de Rui Barbosa 
b. as reações monarquistas que ainda persistiam, embora de forma velada, mas que se manifestavam, por exemplo, em setores da Marinha 
c. a ocorrência de inúmeros movimentos messiânicos, a exemplo de Canudos, os quais apresentavam uma clara perspectiva de retorno à Monarquia. 
d. os desentendimentos entre as facções que haviam promovido a ascensão da República, particularmente o confronto entre militares e a burguesia cafeeira paulista. 
e. os conflitos políticos locais, a exemplo da Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, os quais acabaram desestabilizando a frágil República brasileira. 

Resposta: letra c. Eu achava que era a d...  confused


Última edição por dd0123 em Sex 16 Ago 2019, 09:02, editado 2 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1117
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 20
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: República questão 6

Mensagem por waydzik em Qui 15 Ago 2019, 21:18

Canudos foi somente na republica do Cafe, posterior a republica da espada. Sobre a d, veja porque esta correta: 

"A reação a este autoritarismo (deodoro) foi imediata e inesperada, ocorrendo uma cisão no interior do Exército. Uma greve e trabalhadores, contrários ao golpe, em 22 de novembro no Rio de Janeiro, e a sublevação da Marinha no dia seguinte liderada pelo almirante Custódio de Melo- onde os navios atracados na baía da Guanabara apontaram os canhões para a cidade, exigindo a reabertura do Congresso - forçaram Deodoro da Fonseca a renunciar à Presidência, sendo substituído pelo seu vice-presidente, Floriano Peixoto."

"Em setembro de 1893, na cidade do Rio de Janeiro, eclode a Segunda Revolta da Armada, liderada pelo almirante Custódio de Melo. A revolta da Armada fundiu-se com a Revolução Federalista. A repressão aos dois movimentos foi extremamente violenta."


"Seu governo (floriano peixoto) também incentivou a indústria, através do estabelecimento de medidas protecionistas -evidenciando o nacionalismo dos republicanos radicais. No entanto, este caráter nacionalista de Floriano Peixoto era mal visto no exterior, o que podia dificultar as exportações de café e os interesses dos cafeicultores."


Logo, a republica da espada perde o apoio dos cafeicultores e militares.
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 273
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 21
Localização : Curitiba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum