Século XIX Brasil 2

Ir em baixo

Século XIX Brasil 2 Empty Século XIX Brasil 2

Mensagem por dd0123 em Qui 08 Ago 2019, 17:12

TEXTO I: "Eu não vejo salvação possível para o estado desolador desta província, senão quando variarmos de cultura e tratarmos de proteger direta e indiretamente a indústria manufatureira. Sem esta indústria não pode manter-se a riqueza pública." (Gordilho apud ALENCAR, p. 150) 
TEXTO II: "Não pertenço ao número dos que se incomodam por existir em nossa Província um só gênero de cultura: em regra geral ninguém vai explorar uma fonte de que lhe provenha receita menor, quando pode ter outra mais abundante." (Barão de Parnaíba apud TEIXEIRA, p. 205) 

Com base na análise dos textos e nos conhecimentos sobre a situação econômica do Brasil, durante o Segundo Reinado, pode-se afirmar: 
(01) Os autores dos dois textos discutem o mesmo tema, usando argumentação diferente e concordando nas conclusões. 
(02) Segundo se depreende dos dois textos, a economia brasileira, na segunda metade do século XIX, se manteve como fornecedora de gêneros alimentícios e matérias-primas para os países industrializados. 
(04) O autor do texto II defende a monocultura do café, porque os grandes lucros dela decorrentes conseguiram reintegrar a economia agrícola brasileira no mercado mundial. 
(08) Na década de sessenta, a crescente produção de algodão, no Brasil, estava diretamente relacionada ao desenvolvimento da indústria têxtil, nas áreas produtoras. 
(16) A partir da década de setenta, com o surto industrial, empresários de maior visão passaram a pressionar o governo, buscando maior proteção à indústria brasileira. 
(32) O crescimento da produção cafeeira, no período considerado, possibilitou a instalação das primeiras ferrovias brasileiras, com forte presença do capital inglês. 
(64) O desenvolvimento do capitalismo internacional refletiu-se no Brasil dessa época, propiciando profundas alterações na estrutura da propriedade da terra e na liderança político-econômica da burguesia urbana

Encontrei os gabaritos: 2+32    e    2+8+16+32    qual o correto? e qual o erro da 4?

Grato desde já
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1117
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 20
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum