PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

irrigação da agricultura

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido irrigação da agricultura

Mensagem por folettinhomed Sex 02 Ago 2019, 11:40

A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.
(MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.)
No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos ambientais como
a) agravamento da poluição hídrica.
b) assoreamento do leito dos rios.
c) compactação do material do solo.
d) aceleração da fertilização natural.
e) poluição dos cursos fluviais.

Gabarito = B. Alguém pode me explicar por que a A e a E estão erradas, e a questão em geral?


Última edição por folettinhomed em Dom 04 Ago 2019, 10:44, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: irrigação da agricultura

Mensagem por Hume_Mascarenhas Sex 02 Ago 2019, 17:04

A prática da irrigação, em muitos casos, é a única maneira de se garantir a produção agrícola em bases sustentáveis, especialmente em regiões tropicais de clima quente e seco, como o Semiárido do Nordeste brasileiro, onde ocorre déficit hídrico para as plantas, em virtude de a taxa de evapotranspiração exceder à de precipitação pluvial durante a maior parte do ano. Neste cenário de escassez hídrica, intensifica-se a procura por mananciais subterrâneos que, na maioria das vezes, têm a gestão dificultada pela ausência de informações sobre quantidade e qualidade das águas explotadas. Dito isso, me atenho à sua questão. 




Os prejuízos ambientais esperados de uma irrigação, seja qual for a especificação do método, estão relacionados à quantidade e a qualidade da água fonte. É preciso cuidado pois dependendo da rocha adjacente, a concentração e o tipo de sal presente nessa água muda, e então, quando aplicada ao solo, este pode se tornar altamente salino.
Além disso, deve-se cumprir a irrigação tentando compensar o déficit hídrico da região, visando a produtividade de uma cultura, mas sem desperdiçar água ou retirar ela abusivamente! Um aquifero "seco" pode perder seu potencial de recarga de um rio, além de outras alterações nas propriedades do solo, como a umidade.


Resumindo os prejuízos esperados estão relacionados aos efeitos no solo (por isso uma irrigação irregular pode levar à erosão e assoreamento) ou à capacidade de recarga dos mananciais.
(Não é esperado poluição hídrica, pelos menos não diretamente pois a irrigação trabalha apenas com distribuição hídrica, e não propriamente com a alteração do água utilizada)
Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos