Pax romana

Ir em baixo

Resolvido Pax romana

Mensagem por folettinhomed em Sex 02 Ago 2019, 11:33

Penso realmente que (...) a paixão pelos gladiadores e cavalos é, por assim dizer, concebida no ventre materno (...). Poucos são os que falam de qualquer outro assunto em suas casas, ao entrar numa sala de aula, de que mais trata a conversa dos jovens a não ser de combates e corridas? (Tácito, historiador romano, 55 d.C – 117 d.C)

Eu consertei aquedutos e oitenta e dois templos. Eu organizei três combates de dez mil gladiadores. Eu trouxe a paz para a Gália, para a Hispânia, a Germânia e muitos outros lugares. Eu anexei o Egito ao Império. O Povo me deu o título de Pai da pátria. (Trabalhos do Divino Augusto, inscrição feita sob ordem de Augusto.)

A Pax Romana é um grande período de paz e prosperidade que existiu no Império Romano de 27 a.C até o ano 180 d.C e foi:
a) Caracterizado pelo fim da expansão territorial.
b) Importante na manutenção do poder romano sobre as regiões que havia conquistado.
c) Marcado pela continuidade dos conflitos sociais dentro território romana.
d) Marcado pelo abandono das cidades devido às invasões bárbaras.
e) Pouco significativo na ampliação e consolidação do exército romano.

Gabarito = B. Poderiam me explicar esse contexto? Obrigado!

Última edição por folettinhomed em Sex 02 Ago 2019, 15:24, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Resolvido Re: Pax romana

Mensagem por Hume_Mascarenhas em Sex 02 Ago 2019, 13:40

Depois de grandes conquistas e batalhas como a da Germânia renana e o fim das Guerras púnicas, os inimigos em potencial ficaram reduzidos, sucedece então uma tendência à "tranquilidade".
A Paz Romana é esse período de aproximadamente 200 anos em que houve uma paz relativa no império. É marco também do período em que o Império atinge seu auge pois logo após seguiram-se aproximadamente 250 anos de crise.
Durante esse período o Império logrou da estabilidade que o fim das guerras civis lhe proporcionaram, dessa forma as regiões conquistadas mantiveram-se em ordem, cumprindo as leis e respeitando o culto ao imperador.
Entretanto essa paz nasce sob o signo da guerra, é mantida baseada em armas e autoritarismo. As fronteiras, veja bem, da península ibérica até a Anatólia (bem extensas) continuaram como zonas de risco. A pressão Bárbara já era uma realidade, mas foi declarado paz romana pois dum ponto de vista da estabilidade interna do império, ou seja, das regiões conquistadas, estava tudo sob ordem.
Repare que eu inclui o culto ao imperador, é nesse período que Cristo é preso e condenado à morte... Por isso entenda Paz com várias ressalvas
Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagem por folettinhomed em Sex 02 Ago 2019, 13:59

A expansão territorial ainda é mantida? Meio que não faz mt sentido essa parte
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Hume_Mascarenhas em Sex 02 Ago 2019, 14:59

Sim, a extensão  máxima foi conseguida no império de Trajano, em 117, talvez esse período seja conhecido dessa maneira porque o nome não foi dado por historiadores e sim pelo próprio império. O próprio Augusto, primeiro imperador, declarou essa segurança e estabilidade, não é uma paz como entendemos hoje, é mais um estado de estabilidade, não há ameaças sérias para nossa Roma, especialmente do ponto de vista interno e de governabilidade.

[…] a pax romana deve ser considerada muito mais do que um mero período histórico. Existem nesta expressão, primeiramente, ações políticas e militares que procuraram garantir uma relativa estabilidade neste tão extenso Império; e, em segundo lugar, há um forte teor ideológico que procurava mascarar o sistema de perseguição, exploração, morte e assimetrias existentes no Império." [SERIQUE, Israel. Pax Romana e a Eirene do Cristo. Pagina120]
Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: