Idade moderna

Ir em baixo

Idade moderna Empty Idade moderna

Mensagem por dani_medrado em Qua 17 Jul 2019, 22:28

A Idade Moderna foi um período de transição caracterizado pelo desaparecimento das estruturas feudais e o surgimento das estruturas que iriam caraterizar o capitalismo. Dentre os elementos que contribuíram para essa transição, pode-se citar
a) o Renascimento, cujo antropocentrismo criticou violentamente a crença em Deus, consolidando uma mentalidade racionalista e ateia na Europa moderna.
b) a Reforma Protestante, que, ao defender o fato de que toda atividade feita com honestidade agrada a Deus, justificou a prática do comércio e os interesses burgueses.
c) o Mercantilismo, que, com sua teoria de que a riqueza provinha da liberdade de produção e do trabalho, criticou as obrigações feudais que limitavam as práticas comerciais.
d) a Expansão Marítima e Comercial, que, ao enriquecer os burgueses e enfraquecer o poder real, contribuiu para a tomada do poder pela burguesia.
e) o Sistema Colonial, que, ao propiciar o surgimento de uma forte burguesia nativa colonial, minou o poder da Igreja, possuidora da maioria das terras europeias e coloniais.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado letra B.

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Idade moderna Empty Re: Idade moderna

Mensagem por SanchesCM em Qua 17 Jul 2019, 22:42

Olá,

A) O renascimento não se tratou de um movimento em prol do ateísmo, mas sim uma contestação ante às verdades absolutas impostas pela igreja, somadas às condutas contraditórias dos clérigos e ao desenvolvimento científico.

B) Quanto à ligação da reforma protestante com o capitalismo, há o interesse burguês principalmente no calvinismo, que citava o trabalho honesto como um dos meios de salvação, não julgando o lucro, como a igreja católica fazia. Porém, eu não diria que esse foi um marco para a precursão do capitalismo.

C) Junto com o mercantilismo veio à tona a denominada primeira fase do capitalismo, marcado pelo metalismo, protecionismo econômico e pelo deslocamento do eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico.

D) O errado aqui é dizer "tomada de poder pela burguesia". Se pegarmos o exemplo de Portugal, pioneiro nas grandes navegações, houve uma certa 'aliança' entre o Rei e a burguesia, não só pela antiga revolução de Avis, mas também pelo financiamento burguês de algumas expedições, em troca de concessões econômicas nas terras descobertas.

E) É só pensar no Brasil (que é um exemplo mais palpável), mesmo falando em uma elite açucareira local, ainda sim é de uma proporção muito baixa (economicamente falando), não há essa "burguesia nativa colonial"

Eu marcaria "C", mas caso não bata com o gabarito, é só falar que eu pensarei melhor ^^
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 402
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 21
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum