Feudalismo e capitalismo

Ir em baixo

Feudalismo e capitalismo Empty Feudalismo e capitalismo

Mensagem por dani_medrado em Qui 11 Jul 2019, 16:52

Com base nos seus conhecimentos sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, pode-ser afirmar:

(     ) As Cruzadas, na medida em que fortaleceram o poder político e militar dos senhores feudais, passaram a ser elementos de resistência à transição referida.
(     ) O desenvolvimento do capital comercial, um dos elementos responsáveis pela desagregação da economia feudal na Baixa Idade Média, beneficiou-se da reunião das grandes feiras que se estabeleciam nos cruzamentos de rotas comerciais.
(     ) A instalação do domínio comercial muçulmano, na região do Mediterrâneo Oriental, no período feudal, determinou o nascimento de relações capitalistas iguais às que se desenvolveram na Europa do século XII.
(     ) O movimento renascentista, fenômeno inserido no período em questão, impulsionado pelas condições favoráveis das repúblicas italianas, assumiu diferentes feições, a depender da realidade política, econômica, social e cultural das regiões onde se estabeleceu.
(     ) A não-ocorrência da acumulação primitiva do capital na Península Ibérica, durante os séculos XV e XVI, explica seu atraso em participar efetivamente do processo de instalação do capitalismo industrial naquela região.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão?

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Feudalismo e capitalismo Empty Re: Feudalismo e capitalismo

Mensagem por folettinhomed em Sex 26 Jul 2019, 05:44

A primeira afirmativa está errada ao colocar que as cruzadas foram um elemento de resistência à transição feudalismo-capitalismo, pois elas, a partir da "guerra santa"- termo empregado para justificar os ataques do cristianismo contra o islamismo, que, na prática, serviu para obter territórios e capital- reabriu as rotas comerciais e urbanas, sendo, dessa forma, um elemento favorável.
A segunda está correta.
Acredito que a terceira está errada, pois o Oriente e Ocidente sempre tiveram aspectos distintos.
A quarta está correta. Pode-se observar isso entendendo que cada região tem suas próprias características, embora haja alguns termos em que todos eles concordem.
A última está errada, pois havia acumulação de capital, entretanto não era destinado às indústrias, mas sim às colônias e afins.
Espero ter ajudado!
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 684
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 19
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum