Oriente Médio

Ir em baixo

Oriente Médio Empty Oriente Médio

Mensagem por Bertun3s em Ter 09 Jul 2019, 17:57

Olá, alguém poderia me explicar a diferença do surgimento da Al Qaeda, Talibã e Estado Islâmico? Pelo que vi a Al Qaeda iniciou-se com a Guerra do Afeganistão e a oposição dos afegãos a interferência norte-americana e soviética, mas não consigo entender a questão do talibã, como ele surgiu. O Estado Islâmico nasceu no Iraque? 

Desde já agradeço, pesquisei sobre o assunto, mas os sites são muito superficiais e só explicam o "agora".
Bertun3s
Bertun3s
iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 19
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Oriente Médio Empty Re: Oriente Médio

Mensagem por Pedro Celso Silva em Ter 09 Jul 2019, 21:59

Pois é.
A Al Qaeda,em árabe "A Base" é uma organização terrorista fundamentalista islâmica. Ela foi criada em 1988. Ela foi criada para combater os soviéticos que invadiram o Afeganistão.  Da Intervenção soviética no Afeganistão (1979-1989). Sim,a Al Qaeda era um grupo de resistência armada. Os soviéticos estavam fazendo crimes contra a humanidade e inúmeras atrocidades contra civis no Afeganistão. Os civis afegãos, queriam vingança,porque estavam com raiva das atrocidades feitas contra sua população. 
Inclusive,os afegãos acharam que os soviéticos chacinavam civis porque queriam eliminar o islamismo e a civilização afegã. Disseram os soviéticos que queriam impedir que as próximas gerações lutassem contra eles. E por isso,convocaram a jihad (guerra santa). Os principais rebeldes eram os mujahideens (jovens estudantes que pegavam em armas em cima de camelos para lutarem contra os soviéticos). Nesta jihad,foi como as Cruzadas. Muçulmanos do mundo inteiro foram ao Afeganistão lutar contra os soviéticos para manter o islamismo lá vivo. Isso, em 1988.
Um desses muçulmanos que foram ao Afeganistão foi o saudita Osama Bin Laden. Era um líder que mais tarde seria o líder deste grupo. Eram tempos de Guerra Fria. Os americanos viram uma oportunidade de ganhar influência e vingar-se da Guerra do Vietnã,derrotando os soviéticos. Através da fronteira de um aliado na região (o Paquistão),os americanos trouxeram armas, munições e suprimentos aos mujahideens e à Al Qaeda. Interessante afirmar que Bin Laden era um aliado. Americanos deram misseis anti-aéreos para os afegãos derrubarem helicópteros soviéticos,a principal arma soviética.
Ok,a guerra foi vencida pelos afegãos em 1989. Ali do lado,tivemos uma Guerra estúpida que deixou mais de 700 mil pessoas mortas. Durou de 1980-1989. Foi a Guerra Irã-Iraque. Nesta guerra,o Iraque queria impedir que uma revolução islâmica ocorresse no seu país,já que ocorreu no país vizinho. Nesta guerra,os EUA venderam armas para os dois lados. Quando o Irã parecia forte demais,eles paravam de vender e venderam para o Iraque e vice-versa. Acabou que o Iraque perdeu menos gente e "venceu a guerra". Saddam Hussein era um aliado americano.
Só que ele era um cruel ditador. Usava gás mostarda para atacar aldeias curdas. Ele precisava de dinheiro para se recuperar da guerra. Ele invadiu o Kuwait,vizinho do Iraque riquíssimo em petróleo. Em 1991. O mesmo EUA que era aliado,se tornou inimigo. Os EUA denunciaram na ONU a invasão. A ONU deu 48 horas para Saddam remover suas tropas do país. Ele não o fez e ainda anexou o país ao dele. Neste momento,a ONU deu 6 meses para Saddam voltar atrás,ou interviria com força armada. Os EUA ficaram esses 6 meses treinando no deserto de Nevada para agir no Iraque.
Passados esses seis meses,os EUA,a OTAN e 34 países invadiram o Iraque. O Iraque tomou uma surra e perdeu a guerra. Acontece que,no finalzinho da guerra...os EUA viram um comboio fugindo do Kuwait para o Iraque pela autoestrada 80. Eles bombardearam o comboio com helicópteros e caças. Americanos falaram que eram todos militares. O mundo islâmico falou que eram todos civis refugiados. Tanto faz. A Al Qaeda de Osama Bin Laden declarou guerra aos EUA. Ao ver de Bin Laden,os americanos mataram civis por quererem acabar com o islamismo. E então,convocou uma jihad contra os americanos. Só que...é a maior potência militar do mundo. Atacaram de um jeito indireto. Dois bombardeiros contra o WTC. Um a bomba e outro por aviões suicidas. Invadiram o Afeganistão ainda em 2001.
Em 2003,os EUA acusaram o Iraque de ter armas de destruição em massa. Eles não tinham. E se tivessem,foram os EUA quem os venderam na década de 80. Invadiram o país sem o aval da ONU. Isso fez civis iraquianos terem raiva dos EUA em fazer uma guerra a toa contra seu país. Começou uma insurgência. Acontece que...o Oriente Médio e a Ásia Central são um barril de pólvora. Um mosaico gigantesco de religiões e etnias que,uma vez armadas, querem tomar o poder. O Estado Islâmico nasceu no Iraque em 2004. Volta e meia,para fazer o sunita dar certo,volta e meia,fazer vídeo de decaptações de coisas que os ameaçam. Volta e meia para fazer um califado islâmico no Iraque.
Acontece que...os americanos ficaram no Iraque de 2003-2011. De 2011 até 2014,o Iraque estava frágil. E os terroristas do ISIS viram uma oportunidade nisto. Eles tomaram 2/3 do país. Fizeram um enorme alarde:destruindo patrimônios culturais da humanidade,matando civis indiscriminadamente e filmando execuções de inimigos. Havia um outro país que faz fronteira que estava em guerra desde 2011 também:a Síria. Tomaram a Síria também. Em intensos combates contra russos,o ISIS foi quase extinto em 2017 e em 2019,já erradicado. Ele só está em países muito instáveis como Mali,Afeganistão,Nigéria e afins.
Lembra que eu falei sobre a intervenção soviética no Afeganistão? Pois bem. Os americanos usaram a fronteira do Paquistão com o Afeganistão para poderem enviar suprimentos, armas e munições para os afegãos,mujahideens e muçulmanos que foram ao país lutar contra os soviéticos. Não tinha como os americanos (eles fizeram isso pela CIA) usarem militares paquistaneses e nem americanos (Guerra Fria) nisto. O Paquistão não estava e nem queria estar na guerra. Acontece que...o Paquistão é um país de maioria muçulmana e muçulmanos sunitas. Eles quereriam lutar contra os soviéticos,porque na visão deles,o islamismo no Afeganistão estava ameaçado.
Só que...era necessário que os civis que lá foram lutar aprendessem a usar armas,a atirar, a limpar as armas,a treinar táticas militares,a se esconder,a usar munição,treinassem com treinamento militar. E também, precisavam de gente que soubessem árabe bem. Porque o Alcorão só pode ser lido em árabe,e assim,praticamente todos os muçulmanos, não só sabem ler, como leem em árabe. Pois bem. Quem são as pessoas num país,normalmente,mais letradas e intelectualizadas? Os jovens,os estudantes. E é exatamente isso. Taliban em árabe é estudantes.
Os estudantes quem seriam responsáveis de usarem o armamento,usarem táticas militares e ensinarem a esses civis como é que se luta contra os soviéticos. Quem ensinou esses estudantes a isso foi a CIA. Uma vez vencida a guerra,esse grupo se fortaleceu. E assim...depois da guerra,o Afeganistão estava fragilizado. Invadiram o Afeganistão e tomaram 3/4 do território de 1994 até 1996. Depois disso,o Taliban passou a ter ambições maiores. Tomaram o poder de ambos os países de 1996 até 2001 e depois passaram a agir na insurgência. Disseram eles que queriam fazer uma sociedade islâmica pura. Até porque,os americanos usaram o Paquistão como base e invadiram o Afeganistão em 2001,em vingança ao 11 de setembro.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 510
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Oriente Médio Empty Re: Oriente Médio

Mensagem por Bertun3s em Sab 10 Ago 2019, 23:00

Muito obrigada mesmo, foi de grande ajuda!!! Very Happy
Bertun3s
Bertun3s
iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 19
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Oriente Médio Empty Re: Oriente Médio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum