PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia - Brasil

3 participantes

Ir para baixo

Energia - Brasil Empty Energia - Brasil

Mensagem por rumble01 Dom 30 Jun 2019, 16:02

Sobre a política energética brasileira, é correto afirmar, EXCETO:

a) A priorização dos combustíveis fósseis e da biomassa é evidente em função do desempenho do transporte rodoviário.


b) As diversas políticas de contenção do consumo do petróleo provocaram transformações no modelo energético, reduzindo a dependência do produto e dos custos da produção.


c) O encarecimento do preço do petróleo tem obrigado a indústria brasileira a assumir uma política de maior aproveitamento do carvão disponível no território.


d) O xisto betuminoso encontra-se em quantidade significativa no território brasileiro, mas sua exploração é ainda restrita, devido aos seus custos operacionais.


e) A questão nuclear é vista como de alto custo e de resultados duvidosos, considerando-se o fato de que o potencial hidráulico está longe de se esgotar.



RESPOSTA:

rumble01
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/01/2017
Idade : 26
Localização : Pirassununga-Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Energia - Brasil Empty Re: Energia - Brasil

Mensagem por SanchesCM Dom 30 Jun 2019, 16:23

A) CORRETO. Até porque a biomassa passou a ser amplamente usufruída após o choque do petróleo com a criação do programa PRO ÁLCOOL.

C) O maior aproveitamento está relacionado ao uso carvão em termelétricas e na siderurgia. Mas não que esse aproveitamento esteja num nível extremamente alto, pois o Brasil possui poucas reservas de carvão, sem contar que a qualidade dele é ruim.

D) O processo de extração do xisto betuminoso é , assim como o petróleo, extremamente caro, o retorno dele não é tão alto e há risco de haver combustão espontânea durante o processo. Se não me falha a memória, o Brasil possui a segunda maior reserva, ficando atrás apenas dos EUA.

E) O que ocorre é que as usinas nucleares, apesar de gerarem uma energia limpa, são extremamente caras e sua construção acarreta numa certa devastação ambiental. Analisando o predomínio dos rios de planalto do Brasil, há de se pensar que é bem mais viável utilizarmos as hidrelétricas.

B) Aqui na B é o seguinte. Como eu disse até numa das alternativas, o governo, a fim de reduzir a dependência do petróleo após o primeiro choque (1969), criou o programa do Pro Álcool e tal...acredito que o erro aqui está em dizer que hoje por exemplo não somos dependentes de tal recurso,  até porque não muito tempo atrás descobriram a camada Pré-sal. O petróleo em si é algo muito lucrativo para nós, não só pelo combustível fóssil em si, mas também pelo seus derivados.

Geografia não é o meu forte, mas caso eu não tiver sido claro ou caso não concorde com algo, basta postar um comentário.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Energia - Brasil Empty Re: Energia - Brasil

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 02 Jul 2019, 06:36

O Brasil investiu bastante em Pesquisa Científica. Ele descobriu que o álcool poderia ser um combustível. Por estratégia,descobriram problemas em conflitos do Oriente Médio. E para "proteger", proibiram o uso do diesel. Só pode usar diesel picapes,SUVs e veículos pesados 4x4. Então veio a crise do petróleo. A maior parte dos carros brasileiros na época,nos anos 70, poderia rodar com gasolina ou com álcool. Com o barril do petróleo do Oriente Médio a preços absurdos,o Brasil não tinha tanta dependência e ainda conseguia apenas plantar o combustível,que era renovável.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Energia - Brasil Empty Re: Energia - Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos