PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre aceleração centrípeta.

2 participantes

Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sex 29 Jul 2011, 15:21

Em um movimento circular unniforme, só há aceleração centripeta. Mas onde ela atua?? Sei que ela muda a direção. Mas, por exemplo, em um movimento retilíneo com uma aceleração de 2m/s^2, a cada segundo, uma particula "andará" 2 metros à mais a cada segundo, mas em um movimento circular, porque é chamada de aceleração???? Não estudei sobre forças ainda, mas essa "aceleração" não deveria ser só uma força??? Sei que estou errado, mas alguêm poderia me explicar???? Minha dúvida é: Por que é chamada de ACELERAÇÃO, já que não "acelera" nem "desacelera" nada.



Não responda só que a aceleração centrípeta muda a direção. Por favor, explique detalhadamente. Um OBRIGADO pra quem conseguir esclarecer minhas dúvidas. Very Happy Very Happy Very Happy
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Re: Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Euclides Sex 29 Jul 2011, 15:46

Você já deve ter aprendido que aceleração é uma variação da velocidade por unidade de tempo.



Agora observe que eu escrevi a velocidade na forma vetorial para nos lembrarmos que velocidade é um vetor. Isso significa que uma variação da velocidade pode ocorrer no seu módulo ou na sua direção, ou em ambos.

Uma aceleração é sempre o resultado da atuação de uma força. No movimento circular uniforme (imagine-se rodando uma pedra amarrada por um barbante) existe uma força chamada centrípeta que atua perpendicularmente à velocidade tangencial e é voltada para o centro da trajetória. Uma força constante nessas condições não consegue alterar a velocidade tangencial em módulo, mas lhe altera o sentido continuamente para que descreva uma circunferência.

Sentido alterado significa velocidade alterada, portanto, obra de uma aceleração, que nesse caso é chamada centrípeta.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Re: Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sex 29 Jul 2011, 15:57

Mas de que forma alterando o sentido altera a velocidade?
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Mas uma coisa.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sex 29 Jul 2011, 16:27

Então, essa aceleração só é chamada de aceleração porque muda o sentido da velocidade, varia a velocidade desse modo, e não muda o módulo da velocidade.

Outra pergunta:

Quando há aceleração tangencial não nula, a aceleração que muda o módulo da velocidade é a tangencial e a que muda o sentido é a centripeta. E o que significa a resultante(que é a soma das duas)??
Desculpe, devo ter problemas cognitivos.
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Re: Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Euclides Sex 29 Jul 2011, 16:50

A resultante tem o significado de ser a aceleração que, sozinha, faria o mesmo trabalho das outras duas juntas.

Sobre aceleração centrípeta. Trako

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Re: Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sex 29 Jul 2011, 22:49

Entendi. Obrigado.
Mas já que a aeleração centripeta não altera a velocidade em módulo, qual seria a diferença de, em um movimento em que não há aceleração tangencial, a aceleração centripeta ser de 2m/s^2 ou ser de 10m/s^2??? O raio seria menor, pois a força que causa a aceleração teria que ser maior?? Quando a aceleração tangencial é nula, a aceleração resultante é a própria centripeta??

Desculpe tantas duvidas. Wink
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Re: Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Euclides Sáb 30 Jul 2011, 00:28

Mas já que a aceleração centripeta não altera a velocidade em módulo, qual seria a diferença de, em um movimento em que não há aceleração tangencial, a aceleração centripeta ser de 2m/s^2 ou ser de 10m/s^2??? O raio seria menor, pois a força que causa a aceleração teria que ser maior??

A aceleração centrípeta mantém numa trajetória de raio R um corpo que tem uma velocidade tangencial V. Entretanto a causa da aceleração não são, nem a velocidade, nem o raio. A causa é uma força independente. Vamos tomar como exemplo um satélite em órbita.

A força centrípeta que causa a aceleração centrípeta é a força da gravidade e nesse caso a aceleração centrípeta será a aceleração da gravidade. Se quisermos manter um satélite numa órbita de 100km de altura teremos de dar a ele a velocidade adequada:



com velocidade menor do que essa o satélite vai cair para uma órbita menor e com velocidade maior do que essa o satélite vai escapar para uma órbita de raio maior, sempre ajustando a relação.

Quando um carro entra numa curva com determinada velocidade só conseguirá fazer essa curva se a aceleração centrípeta que será fornecida pelo atrito dos pneus com o chão tiver o valor necessário. Se a pista estiver lisa demais o carro derrapa e não faz a curva.

Quando a aceleração tangencial é nula, a aceleração resultante é a própria centripeta??

Sendo única, ela é a resultante.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sáb 30 Jul 2011, 00:41

No exemplo do satélite em orbita, ele só não é "puxado" para a terra pois existe a velocidade que é tangencial a ele né?? Existe uma velocidade mínima para que ele não seja "puxado"?
Por que o satélite não é "puxado" aos poucos enquanto efetua o "giro" ao redor da terra??
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre aceleração centrípeta. Empty Re: Sobre aceleração centrípeta.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos