FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade

Ir em baixo

FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade  Empty FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade

Mensagem por rtachinardi em Qui 20 Jun 2019, 12:58

Bom dia pessoal!
Contextualizando:
Tenho uma dificuldade absurda com Analise Combinatória e Probabilidade, pra vocês terem uma ideia: já fiz uns 3000 exercícios desde setembro do ano passado - inclusive todos os exercícios da apostila do poliedro - e tenho contato com esse conteúdo desde o 8º (na época eu estudava pras olimpíadas e pá). Mesmo assim essa maldita matéria não entra na minha cabeça, dos 3000 exercícios eu devo ter tido que ver a resolução de uns 2700. Queria fazer um "intensivão" disso durante as férias (tenho um total de 40 dias), não tenho problema em estudar até umas 6 horas por dia dessa matéria, só quero entendê-la.
Enfim, o que acham do Morgado? É o melhor pro meu foco mesmo? Deveria fazer o Iezzi (FME ou 3 volumes)? Alguma outra sugestão? 
Desde já obrigado!

rtachinardi
Padawan
Padawan

FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade  Empty Re: FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Mateus Meireles em Qui 20 Jun 2019, 14:09

Não vou me estender muito. Provavelmente você não obteve um bom rendimento nessa parte pq não entendeu de fato as ideias por trás de cada questão, mas apenas "decorou" algo momentaneamente após ter visto a resolução.

O livro do morgado é, de longe, o melhor livro de contagem em nível elementar. O problema é que chega um ponto (em qlq capítulo) que ele foge sensivelmente do nível do ENEM e mesmo da FUVEST. Então, é preciso que você saiba filtrar isso pulando algumas questões/tópicos. No mais, será um leitura muito enriquecedora.

Caso seja do seu interesse, sugiro fortemente que você veja essa playlist em conjunto com o livro: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Última edição por Mateus Meireles em Qui 20 Jun 2019, 14:20, editado 1 vez(es)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Elite Jedi
Elite Jedi

FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade  Empty Re: FUVEST/ENEM: Combinatória e Probabilidade

Mensagem por rtachinardi em Qui 20 Jun 2019, 14:12

Com certeza, esse um dos motivos de eu não ter entendido direito. Vou dar uma olhada na playlist, espero ter o feeling pra "filtrar" esses momentos que vão muito além. De qualquer jeito, obrigado pela ajuda

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagem por Mateus Meireles em Qui 20 Jun 2019, 14:21

De nada. Antes o link estava indo apenas para o primeiro vídeo, mas editei lá.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por carbonodourado12 em Seg 07 Out 2019, 19:25

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:De nada. Antes o link estava indo apenas para o primeiro vídeo, mas editei lá.
Eu tenho esse livro do Morgado e gostaria de estudá-lo para o ENEM/FUVEST/UNICAMP e para o vestibular do meu estado. No entanto, gostaria de saber quanto tempo leva, em média, para completá-lo...

carbonodourado12
iniciante

Mensagem por Mateus Meireles em Seg 07 Out 2019, 20:33

Olá, 

É um pouco complicado falar em tempo.. não sei se você já teve algum contato com essa parte de contagem/sua familiaridade com matemática em geral. Além disso, o estudo seria complementado por vídeo aulas? Outras coisas como tempo semanal seriam importantes de serem vistas também.

No meu primeiro contato com o livro passei mais ou menos dois meses, pois foi o tempo que meu professor passou vendo essa parte (estudava uma vez por semana).

Mateus Meireles
Mateus Meireles
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por carbonodourado12 em Seg 07 Out 2019, 21:38

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Olá, 

É um pouco complicado falar em tempo.. não sei se você já teve algum contato com essa parte de contagem/sua familiaridade com matemática em geral. Além disso, o estudo seria complementado por vídeo aulas? Outras coisas como tempo semanal seriam importantes de serem vistas também.

No meu primeiro contato com o livro passei mais ou menos dois meses, pois foi o tempo que meu professor passou vendo essa parte (estudava uma vez por semana).
Seria meu primeiro contato com a matéria. Pretendia acompanhar sim, as supracitadas vídeo aulas. Pretendia investir umas 4 horas diárias para o estudo da matemática e, dentro disso, ao livro do Morgado. O que vi é que é um livro aprofundado no assunto. Meus objetivos com ele são desde a resolução da OBMEP até os vestibulares/ENEM. Queria fazer o livro por completo. Tenho um bom ritmo em matemática. Seriam em torno de 15 horas semanais de estudo (pois às vezes não posso cumprir as 4 horas). Considerando os referidos fatores, é possível terminar o livro em 1 mês? Qual livro é melhor, o do Morgado ou o FME específico do assunto do Iezzi?

carbonodourado12
iniciante

Mensagem por Mateus Meireles em Seg 07 Out 2019, 23:21

Acredito sim que seja possível.

Particularmente, prefiro a abordagem do morgado. Considero a teoria melhor trabalhada ao longo do livro, além de aparecem assuntos mais sofisticados (lemas de Kaplansky, por exemplo). Mas o forte mesmo são as questões comentados ao final do livro.

Mateus Meireles
Mateus Meireles
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por carbonodourado12 em Seg 07 Out 2019, 23:24

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Acredito sim que seja possível.

Particularmente, prefiro a abordagem do morgado. Considero a teoria melhor trabalhada ao longo do livro, além de aparecem assuntos mais sofisticados (lemas de Kaplansky, por exemplo). Mas o forte mesmo são as questões comentados ao final do livro.
Obrigado, Mateus, foi seguir com o Morgado!

carbonodourado12
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: