PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest- Hidrografia

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest- Hidrografia Empty Fuvest- Hidrografia

Mensagem por Bertun3s Qua 19 Jun 2019, 12:06

O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam

a) trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.
b) trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.
c) médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.
d) longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contratantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.
e) cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.
Alguém saberia me dizer o porquê da b) estar errada? Não há cultivo no delta? E o porquê da resposta ser a d).
Bertun3s
Bertun3s
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest- Hidrografia Empty Re: Fuvest- Hidrografia

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 19 Jun 2019, 15:00

O delta do Rio Nilo não é situada em um Oceano aberto,mas sim no Mar Mediterrâneo. Contudo, o delta do Rio São Francisco é localizado no Oceano Atlântico mesmo. Os deltas não são densamente cultivados. O delta do Rio São Francisco é uma praia. Pelo fato do solo ser arenoso ali,ele não é fertil,uma vez que a areia é salgada e isso torna o solo ácido,impróprio para o cultivo. No Rio Nilo,mesma coisa. Contudo,as margens do Rio Nilo são férteis por conta dos sedimentos transportados. O trecho terminal de ambos é assim,arenoso,pobre para o plantio. O que você tem no São Francisco são duas cidades em cada margem,Petrolina e Juazeiro, que vivem da frutificultura irrigada. Usam as águas dos rios para plantar uvas e fabricar vinhos de alta qualidade,assim como plantar macieiras e parreiras. Além de dar de beber ao gado.
A resposta é a letra D,porque de fato é a realidade desses rios. O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra,em Minas Gerais. Essa Serra esta entre 650 a 1500 metros de altitude. Pela gravidade ,as coisas caem de um lugar alto em direção a um lugar mais baixo. E de fato,o rio nasce em Minas Gerais,atravessa a Bahia,Pernambuco e Alagoas,percorrendo 2.800 km e desaguando no Oceano Atlântico,já a nível do mar. Ele percorre a trajetória Sul-Norte. A cabeceira de um rio é a nascente dele. O Clima é,de fato muito contratante. O Rio São Francisco nasce numa região de clima subtropical úmido. É uma região com clima ameno e chove muito. Chove cerca de 1300 a 1700 mm anuais. Essas chuvas abastecem a nascente. Essas águas das chuvas reabastecem o rio,e correm ao longo de sua extensão. E são essas chuvas, esses reabastecimentos que fazem o Rio São Francisco ser permanente e não secar,mesmo passando pelo Sertão Nordestino.
Ao chegar na Bahia,o Rio São Francisco percorre o Polígono das secas e o Sertão Nordestino. Ele sai do clima mais frio do Brasil tem para o mais quente e seco do país,o clima tropical semi-árido. Ele sai de uma localidade onde faz,no mínimo 17 graus para uma que faz no mínimo 35 graus. Ele sai de uma região onde chove 1700 mm anuais e vai para uma onde chove 250 mm anuais. Assim sendo,muito quente e seco. É aqui que está o contraste. E esses 1700 mm de chuva é muita chuva,comprovando que o clima é úmido.
Já o Rio Nilo,nasce no Lago Vitória,em Uganda,Tanzânia e Quênia,na África. Ele nasce numa região de clima tropical,onde faz entre 16 a 27 graus. Sempre chove bastante,passando dos 1450 mm de chuva anuais. O mesmo acontecimento com o Rio São Francisco. A chuva na nascente reabastece a seca que ele passará pelo percurso e nas piores secas dos climas que esse rio verá. Ele passa no Egito,que tem clima árido. Dentre outros países da África,que são praticamente um deserto. É um clima predominantemente desértico. É tão quente,que a água evaporada do rio não consegue congelar e virar nuvem,nem chuva e nem umidade. Não chove nas margens do Nilo. É tão seco que,só para se ter uma ideia: 95% da população do Egito mora nas margens do Rio Nilo.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest- Hidrografia Empty Re: Fuvest- Hidrografia

Mensagem por Bertun3s Ter 25 Jun 2019, 08:56

Obrigada, ajudou muito!! Fuvest- Hidrografia 503132
Bertun3s
Bertun3s
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest- Hidrografia Empty Re: Fuvest- Hidrografia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos