PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Treinando introdução - Tema no texto da redação

2 participantes

Ir para baixo

Treinando introdução - Tema no texto da redação Empty Treinando introdução - Tema no texto da redação

Mensagem por vortex12345 Sex 24 maio 2019, 15:59

E aí, pessoal, tudo bem? 
Minha redação é muito fraca, tenho um concurso pra fazer dentro de 4 meses. Tentei diversas vezes começar a redação, mas sempre vem o branco. Senti que quando penso na redação, sempre vem um medo e acabo nao produzindo nada.
Então decidi usar 1 mes pra treinar só introdução,  pra quebrar o gelo, 1 mes pra treinar argumentação, 2 pra fazer redação completa.
Os temas são muito abstratos, diferentemente do enem, mas nada impossível.

Texto base para redação: 
     
TEMA 2 TRT 15 (2018)
Para o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todos
querem ser diferentes uns dos outros”, o que os força a “produzir a si mesmos”. E é impossível ser
verdadeiramente diferente hoje porque “nessa vontade de ser diferente prossegue o igual”. O
resultado disso é que o sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”.
Outro sintoma do mesmo problema, para Han, é a onda de binge watching (maratonas de séries) –
pessoas assistem continuamente só aquilo de que gostam, mais uma vez multiplicando o igual, nunca
o diferente ou o outro. (Adaptado de: GELI, Charles. “Byung-Chul Han”. 

Com base nas ideias acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto
de vista
 
  
-----------
  Nos últimos séculos, quanto mais extravagantes fossem suas roupas, certamente mais poder você teria. De forma antagônica, temos a tendência em não mudar nossos gostos, sendo conservadores nos gostos e nos costumes.

vortex12345
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/05/2019
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Treinando introdução - Tema no texto da redação Empty Re: Treinando introdução - Tema no texto da redação

Mensagem por SanchesCM Sex 24 maio 2019, 21:04

Fala Vortex, bem-vindo ao fórum.

Se me permite expressar algumas palavras, acho que uma introdução de 2 linhas não é algo eficaz em uma redação, mas se tu tens dificuldade, busque fazer o seguinte:

Vou lhe propor uma atividade que eu acredito que possa lhe ajudar na síntese não só da introdução, mas de sua redação por completo: Faça um "brainstorm" de um determinado tema. "-E o que raios é um brainstorm e como eu farei isso?"

Veja bem, coloque num papel o tema e, em seguida, escreva em forma de tópicos a problematização que há nesse tema, logo após, busque escrever possíveis teses sobre o problema, se é algo bom ou se é ruim, e quais são as causas e consequências do ocorrido. Ademais, é bom colocar no papel as possíveis resoluções desses problemas.
Estou falando disso, pois, numa introdução, como leitor de um texto dissertativo-argumentativo, há de se esperar que nela haja o seguinte:

→ Abordagem geral do tema
→ Problematização
→ "Teses-base" (que serão sustentadas durante os 2 parágrafos de desenvolvimento)

Recomendo fortemente que busque redações de tua banca na internet para ter um parâmetro não só de cobrança, mas de como as melhores redações que nela foram aprovadas foram feitas.

Desculpe-me pelo texto, eu tento evitar de me prolongar mas não nunca consigo haha, enfim, qualquer coisa estou sempre por aqui no fórum. Grande abraço.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Treinando introdução - Tema no texto da redação Empty Re: Treinando introdução - Tema no texto da redação

Mensagem por vortex12345 Sáb 25 maio 2019, 11:59

SanchesCM escreveu:Fala Vortex, bem-vindo ao fórum.

Se me permite expressar algumas palavras, acho que uma introdução de 2 linhas não é algo eficaz em uma redação, mas se tu tens dificuldade, busque fazer o seguinte:

Vou lhe propor uma atividade que eu acredito que possa lhe ajudar na síntese não só da introdução, mas de sua redação por completo: Faça um "brainstorm" de um determinado tema. "-E o que raios é um brainstorm e como eu farei isso?"

Veja bem, coloque num papel o tema e, em seguida, escreva em forma de tópicos a problematização que há nesse tema, logo após, busque escrever possíveis teses sobre o problema, se é algo bom ou se é ruim, e quais são as causas e consequências do ocorrido. Ademais, é bom colocar no papel as possíveis resoluções desses problemas.
Estou falando disso, pois, numa introdução, como leitor de um texto dissertativo-argumentativo, há de se esperar que nela haja o seguinte:

→ Abordagem geral do tema
→ Problematização
→ "Teses-base" (que serão sustentadas durante os 2 parágrafos de desenvolvimento)

Recomendo fortemente que busque redações de tua banca na internet para ter um parâmetro não só de cobrança, mas de como as melhores redações que nela foram aprovadas foram feitas.

Desculpe-me pelo texto, eu tento evitar de me prolongar mas não nunca consigo haha, enfim, qualquer coisa estou sempre por aqui no fórum. Grande abraço.
Opa, amigo, muito obrigado, de verdade! me deu uma luz aqui

vortex12345
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/05/2019
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Treinando introdução - Tema no texto da redação Empty Re: Treinando introdução - Tema no texto da redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos