PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

2 participantes

Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por GBRezende Qua 22 maio 2019, 23:26

Em um aniversário, todo menino conhece 4 meninas, e cada menina não conhece 5 meninos. Qual é o número mínimo de meninas e meninos nesse aniversário?
a) 4
b) 8
c) 18
d) 20
e) 100

Vamos deixar claro que soluções do tipo "apenas um menino na festa, logo as meninas só conhecem 1 menino que é menos do que conhecer 5" não são válidas. Vamos aceitar como princípio que a afirmação "cada menina não conhece 5 meninos" significa que há mais que 5 meninos na festa.
Não consegui fazer, achei uma solução sensacional que posto mais tarde, mas estou curioso como vcs pensam em atacar um problema assim.
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Re: Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por GBRezende Qui 23 maio 2019, 01:35

Resolução pra quem se interessar:
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Re: Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por Medeiros Qui 23 maio 2019, 03:14

Entende-se que conhecer é uma interação mútua, ou seja, se A conhece B então B conhece A.

Na festa há 18 adolescentes, 10 meninos e 8 meninas, divididos em dois grupos estanques de conhecimento mútuo, conforme o diagrama:
Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Scree382


Última edição por Medeiros em Qui 23 maio 2019, 03:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigir digitação (ponto pro meu corretor :()
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10382
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Re: Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por Medeiros Qui 23 maio 2019, 03:23

Ôô Rezende...

quando vi seu post não aparecia figura, aparecia apenas "resolução para quem se interessar", então resolvi responder; e bastou eu carregar minha figura para aparecer a sua resolução.

De qualquer forma dei uma resposta e não vejo como possa ser invalidada; psrece-me que esta questão, como formulada, admite duas respostas.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10382
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Re: Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por GBRezende Qui 23 maio 2019, 05:44

A resposta é de fato 18, mas não sei se compreendi.na sua imagem, as moças conhecem exatos 5 caras? A ideia é elas podem conhecer no máximo 4.
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Re: Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por Medeiros Qui 23 maio 2019, 10:34

GBRezende escreveu:A resposta é de fato 18, mas não sei se compreendi.na sua imagem, as moças conhecem exatos 5 caras? A ideia é elas podem conhecer no máximo 4.
Não, colega, a ideia é esta
... todo menino conhece 4 meninas, e cada menina não conhece 5 meninos. Qual é o número mínimo de meninas e meninos nesse aniversário?
quantos caras cada menina conhece é irrelevante, a idéia é que cada uma não conheça 5 caras -- conforme o enunciado.

Abç.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10382
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário Empty Re: Desafio - Mínimo de pessoas no aniversário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos