PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Pressão Atm e Fisiologia

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida Pressão Atm e Fisiologia Empty Dúvida Pressão Atm e Fisiologia

Mensagem por guipenteado Sáb 11 maio 2019, 09:28

Estou com uma dúvida em relação à pressão exercida pelos gases da atmosfera e o funcionamento do nosso corpo.

Em baixas altitudes, ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 1 atm. Digamos que, para inspirar até completar o volume dos pulmões, foi realizado uma força muscular X, e dentro dessa mistura gasosa, foi absorvido Y metros cúbicos de gás oxigênio, que representava Z% em volume, da mistura gasosa, constituída de oxigênio, nitrogênio e outros gases...

Em altas altitudes, como a pressão atmosférica é menor que 1 atm, eu posso dizer que a força realizada pela musculatura, para inspirar a mesma quantidade de ar, completando o volume dos pulmões, será maior que X, devido à pressão atmosférica ser menor, e a quantidade de gás oxigênio absorvido será menor que Y, devido as moléculas gasosas estarem mais afastadas em dadas condições ?

Além disso, em altas altitudes, como fica a % de O2 na mistura gasosa ? Este gás representa uma % menor do total da mistura, quando comparado ao mesmo gás, no nível do mar, também pelo fato das moléculas estarem mais distantes ?



Obrigado.
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 26
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Pressão Atm e Fisiologia Empty Re: Dúvida Pressão Atm e Fisiologia

Mensagem por nopz Sex 17 maio 2019, 22:22

Excelentes perguntas, também gostaria de saber.
nopz
nopz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 176
Data de inscrição : 27/11/2018
Idade : 22
Localização : Santos-SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Pressão Atm e Fisiologia Empty Re: Dúvida Pressão Atm e Fisiologia

Mensagem por monica_geller Sex 17 maio 2019, 22:37

"Além disso, em altas altitudes, como fica a % de O2 na mistura gasosa ? Este gás representa uma % menor do total da mistura, quando comparado ao mesmo gás, no nível do mar, também pelo fato das moléculas estarem mais distantes ?"

Sim, justamente por isso atletas que treinam em altas latitudes possuem maior número de hemácias.

Acho que esse link pode te ajudar:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/doping-sanguineo.htm

Por isso que os jogadores Brasileiros, por exemplo, sofrem tanto para jogar a libertadores em La Paz na altitude (sem contar a velocidade da bola). Outros relacionam as altas atitudes com o fato dos corredores kenianos resistirem bem às maratonas.

outro link interessante:

https://viivaassessoria.com/os-segredos-dos-corredores-quenianos-para-correr-mais-rapido/

Com certeza alguém poderá completar a resposta, mas esse assunto é bem legal!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Pressão Atm e Fisiologia Empty Re: Dúvida Pressão Atm e Fisiologia

Mensagem por monica_geller Sex 17 maio 2019, 22:40

Além disso, sugiro que estude o mecanismo de Eritropoiese para entender melhor. Eu acho bem legal hehe

Com relação a musculatura, acabei me esquecendo, mas uma vez vi em um documentário sobre alpinistas que há sim uma exigência muscular maior, porém eu precisaria confirmar isso
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Pressão Atm e Fisiologia Empty Re: Dúvida Pressão Atm e Fisiologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos