Mosteiros

Ir em baixo

Mosteiros Empty Mosteiros

Mensagem por dd0123 em Qui 25 Abr 2019, 09:10

O mosteiro deve ser construído de tal forma que tudo o necessário (a água, o moinho, o jardim e os vários ofícios) exerce-se no interior do mosteiro, de modo que os monges não sejam obrigados a correr para todos os lados de fora, pois isso não é nada bom para suas almas. 
(Da Regra elaborada por São Bento, fundador da ordem dos beneditinos, em meados do século VI.) 
O texto revela 
a) o desprezo pelo trabalho, pois o mosteiro contava com os camponeses para sobreviver e satisfazer as suas necessidades materiais. 
b) a indiferença com o trabalho, pois a preocupação da ordem era com a salvação espiritual e não com os bens terrenos. 
c) a valorização do trabalho, até então historicamente inédita, visto que os próprios monges deviam prover a sua subsistência. 
d) a presença, entre os monges, de valores bárbaros germânicos, baseados na ociosidade dos dominantes e no trabalho dos dominados. 
e) o fracasso da tentativa dos monges de estabelecer comunidades religiosas que, visando a salvação, abandonavam o mundo.


A explicação que encontrei pela internet foi: "São Bento de Núrsia é o fundador do clero regular no ocidente. Seu objetivo era criar comunidades auto-suficientes de monges, as quais poderiam, dessa forma, isolar-se da sociedade laica — ao contrário do que fazia o clero secular."


Foi uma pessoa que respondeu no Yahoo, não sei se faz sentido ou se dá pra confiar. Se sim, então somente os monges proviam o próprio sustento? O clero secular possuía camponeses que trabalhassem para eles?
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1117
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 20
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mosteiros Empty Re: Mosteiros

Mensagem por melissa_miranda em Qui 25 Abr 2019, 14:12

O clero possuía fiéis os servindo com trabalho e também com dinheiro (As indulgências). A explicação que encontrou me parece correta, mas não tão completa quanto poderia ser (Uma grande característica feudal é ser auto-suficiente, mas não era a "nata" que colocava "mão à obra")!
Vou tentar me aprofundar:
Lembra se da pirâmide social medieval? (Rei, clero e nobreza, por fim e como base os camponeses). Os clérigos tinham as mesmas regalias que a nobreza, na verdade eles eram de família nobre.
No auge do feudalismo a igreja era soberana, então o povo servia ela. 
Sobre os monges não terem contato com o mundo exterior:
1) Quem detinha conhecimento detinha poder, não seria interessante para quem estava no poder se eles saíssem por ai com ensinamentos. (Vale ressaltar que nem todos os monges sabia ler, alguns simplesmente "desenhavam" os manuscritos)
melissa_miranda
melissa_miranda
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 15/01/2019
Idade : 19
Localização : Pirapora - Minas Gerais, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mosteiros Empty Re: Mosteiros

Mensagem por dd0123 em Sex 26 Abr 2019, 12:02

Ah entendi, então é por isso que a alternativa diz que a valorização do trabalho pelos monges era algo historicamente inédito? porque a nata não colocava a mão na massa?
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1117
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 20
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mosteiros Empty Re: Mosteiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum