Renascimento

Ir em baixo

Resolvido Renascimento

Mensagem por dd0123 em Qui 25 Abr 2019, 07:40

A imagem adiante foi concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi encomendada pelo mercador italiano Giovanni Arnolfini - retratado na tela ao lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a união conjugal desse casal.

Renascimento Jan-van-eyck-casal-arnolfini%5B1%5D
Considerando o contexto social, econômico e artístico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O quadro é indicativo de transformações históricas pelas quais passavam a Europa desde a crise do feudalismo. Ele testemunha a emergência de novas classes sociais e de novos sentidos para a arte no contexto da chamada Revolução Comercial, retratando uma cena cotidiana de pessoas comuns (no caso, burgueses). 

b) No século XV, a presença de mercadores italianos no norte da Europa era comum. Flandres e a Península Itálica estavam conectadas entre si desde, pelo menos, o século XIII, fazendo parte de uma grande rede de comunicação comercial, marítima e terrestre constituída na Europa. 

c) O quadro demonstra que a nascente burguesia européia, do século XV em diante, passou a gozar de status social correspondente ao da nobreza. Isso porque, ao longo dos séculos XV, XVI e XVII, figurar em obras de arte era privilégio exclusivo dos grupos sociais de maior poder e prestígio. 

d) A pintura flamenga do século XV dialogou com o Renascimento Italiano. A técnica da pintura a óleo, por exemplo, foi introduzida em Flandres e também na Itália naquela época. Essa técnica permitiu que pintores flamengos, florentinos e venezianos dessem mais realismo e vivacidade às suas obras.

Resposta:[C]

Dúvida: o erro dessa afirmativa é dizer que os burgueses possuíam o mesmo status social da nobreza?


Última edição por dd0123 em Dom 28 Abr 2019, 12:55, editado 1 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1117
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 20
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Renascimento

Mensagem por hillaryKrystie em Sex 26 Abr 2019, 11:24

Isso, o erro é esse mesmo. Essa burguesia não gozava de um status "correspondente" ao da nobreza, por isso, inclusive, existia-se a venda de títulos da nobreza à burguesia, com a denominação de "nobreza togada".
hillaryKrystie
hillaryKrystie
iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/04/2019
Idade : 18
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum