PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(OBA) Solstícios e equinócios

2 participantes

Ir para baixo

(OBA) Solstícios e equinócios Empty (OBA) Solstícios e equinócios

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Dom 03 Mar 2019, 21:25

Você sabe que as estações do ano são devidas à inclinação do eixo de rotação da Terra com relação à perpendicular ao plano da órbita terrestre. Esta inclinação é dada pelo(OBA) Solstícios e equinócios YccAAAAASUVORK5CYII= ângulo θ na figura abaixo. Na medida em que a Terra se movimenta ao longo do ano, a incidência dos raios solares vai se modificando. Num ciclo anual completo, existem quatro momentos importantes que demarcam o início das estações do ano, conhecidos como solstícios de inverno e verão (quando estas estações se iniciam) e equinócios de primavera e outono (quando estas estações se iniciam). Nos equinócios os dias são iguais às noites e nos solstícios, os dias são os mais longos no hemisfério no qual o verão se inicia. Claro que quando uma estação está começando num hemisfério, a sua oposta está começando no outro. Nos equinócios, o eixo de rotação da Terra está perpendicular à linha Sol-Terra, de forma que um dado ponto sobre o equador recebe perpendicularmente os raios do Sol ao meio dia solar verdadeiro. Na figura acima está representado o solstício de verão no Hemisfério Sul, mostrando ainda que o Sol está a pino sobre o trópico de Capricórnio. Isto significa que, ali, naquele momento, os raios solares incidem perpendicularmente ao plano do horizonte ao meio dia verdadeiro.
b) Em que região da Terra o Sol pode ser visto a pino ao longo do ano? Nesta região, quantas vezes, em cada ponto da superfície da Terra, a partir do Solstício considerado na figura acima, e até o próximo Solstício de verão do Hemisfério Sul, poderá ele ser visto a pino?O Sol pode incidir a pino em algum dia do ano entre um dos trópicos e o polo do hemisfério correspondente? Por que?
Minha tentativa:


Minha explicação sobre a incidência de Sol a pino está correta? Se não, como eu poderia melhorá-la?
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

(OBA) Solstícios e equinócios Empty Re: (OBA) Solstícios e equinócios

Mensagem por bernardolima12 Dom 17 Mar 2019, 10:02

"Devido à angulação terrestre é impossível no extremo norte ou no extremo sul, ou haver Sol a pino entre os trópicos."


Durante o equinócio não existe sol a pino na linha do equador (entre os dois trópicos ) ?
Eu não entendi muito bem essa pergunta "Em que região da Terra o Sol pode ser visto a pino ao longo do ano?", pois teoricamente em nenhuma regiao o sol pode ser visto a pino ao longo do ano. Eu sei que regiões próximas á linha do equador possuem pouca variação de luminosidade durante o ano inteiro (por isso nem possuem horário de verão). 
Vamos discutir.
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 40
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos