PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deslocamento de Equilíbrio

2 participantes

Ir para baixo

Deslocamento de Equilíbrio Empty Deslocamento de Equilíbrio

Mensagem por RaizaL Qui 28 Fev 2019, 00:49

(SANTA CASA)O nitrito de sódio (NaNO2 ) é muito utilizado na indústria de alimentos, em especial em produtos curados, como presuntos, bacon e linguiças. O íon nitrito em solução aquosa hidrolisa e estabelece o equilíbrio químico com constante K = 2,5 × 10–11 a 25 ºC, de acordo com a equação: NO²- (aq) + H2O (ℓ) HNO2 (aq) + OH- (aq)

 a) Com base no princípio de Le Chatelier, explique como ocorre a variação da concentração de íon nitrito em solução aquosa após a adição de ácido clorídrico (HCℓ).
RESPOSTA:
Spoiler:
Eu não entendi o porquê  do equilíbrio ser deslocado, o H+ do ácido não vai reagir tanto com o OH- quanto com o NO²-, formando neste ultimo caso HNO2?
RaizaL
RaizaL
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/07/2016
Idade : 27
Localização : Campinas, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Deslocamento de Equilíbrio Empty Re: Deslocamento de Equilíbrio

Mensagem por bernardolima12 Seg 18 Mar 2019, 21:50

Provavelmente há um pouco de reação entre H+ e NO²- , mas ela é desprezível quando compara com a reação entre H+ + OH formando H2O (ℓ). Pode-se hipotetizar que  a água é um composto mais energeticamente estável (menor energia) que o H2NO.
Podemos pensar também que entre essas duas reações :

i) H+ + OH-   H2O  Kci
ii) H+ + NO²-   H2NO Kcii


Kci > Kcii, já que o Kc mede a espontaneidade da reação.


Acho que você deve pensar assim, para ser mais prático : Sempre que eu adiciono H+, em um equilíbrio, ele consome o OH- e vice versa. 
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos