PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida verminoses (Taenia)

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dúvida verminoses (Taenia)

Mensagem por bernardolima12 Seg 25 Fev 2019, 23:01

[ltr]Boa noite, o gabarito dessa questão está letra E. Porém eu acho que ela possui um erro, pois a alternativa afirma que a cisticercose cerebral é causada quando o individuo ingere os CISTICERCOS e torna-se o hospedeiro intermediário. Entretanto, isso ocorre quando o individuo ingere AS LARVAS da taenia e nao os cisticercos. As larvas da taenia é que dão origem aos cisticercos quando estão no hospedeiro intermediário. Alguém poderia me confirmar se estou correto ? Vlw !

Assinale a alternativa correta a respeito da taenia.

a) Apenas a Taenia solium é conhecida como solitária, pois é a
única que é grande o suficiente para ocupar a luz do intestino.
b) A forma de transmissão de qualquer tipo de teníase dá-se por
ingestão de água e alimentos contaminados com os ovos das
tênias.
c) A estrutura de fixação da Taenia saginata é composta por
quatro ventosas ao redor do escólex e de uma coroa de
ganchos, conhecida como rostro.
d) As tênias são hermafroditas com autofecundação e
desenvolvimento direto. Seus ovos embrionados saem com as
fezes e contaminam o ambiente.
e) A cisticercose cerebral é uma doença causada pelos
cisticercos da Taenia solium quando o homem assume a
posição de hospedeiro intermediário.[/ltr]


Última edição por bernardolima12 em Ter 26 Fev 2019, 08:21, editado 1 vez(es)
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 40
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida verminoses (Taenia)

Mensagem por Unßer Ter 26 Fev 2019, 00:30

"[ltr]Boa noite, o gabarito dessa questão está letra E. Porém eu acho que ela possui um erro, pois a alternativa afirma que a cisticercose cerebral é causada quando o individuo ingere os CISTICERCOS e torna-se o hospedeiro intermediário. Entretanto, isso ocorre quando o individuo ingere AS LARVAS da taenia e nao os cisticercos. As larvas da taenia é que dão origem aos cisticercos quando estão no hospedeiro intermediário. Alguém poderia me confirmar se estou correto ? Vlw !"

Na verdade amigão, os cisticercos são as larvas. No caso, da neurocisticercose o homem assume o papel de hospedeiro intermediário, isto quer dizer que o parasita vive sua reprodução assexuada no hospedeiro humano, que é contaminado através de Ovos da T.solium, por meio de alimentos mal-higienizados. 
Neurocisticercose ==> Ovos da Tênia
 
No caso da Teníase, o homem assume o papel de hospedeiro definitivo, devido a contaminação pelos cisticercos/larvas que estão contidos na carne de porco ou boi, mal-cozida. Portanto, os cisticercos irão seguir um padrão de reprodução sexuada, lembrando que esses parasitas são hermafroditas, no corpo humano.
Teníase ==> cisticercos/larvas

Logo, de fato a alternativa E está correta. Pois ela não infere que: "cisticercose cerebral é causada quando o individuo ingere os CISTICERCOS", mas acerta em outros pontos.
Unßer
Unßer
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 09/02/2017
Idade : 25
Localização : Juazeiro,Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos