PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

3 participantes

Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por RMelo Qua 13 Fev 2019, 08:05

Ao menos, onde encontrei a pergunta, trata de conjuntos. 

Discordo da resposta apresentada no site onde a achei e em inúmeros outros, imaginando, por exemplo, que o escritor haja nascido em 1859. Nesse caso, tanto a resposta A quanto a resposta C seriam satisfatórias, mas o enunciado pede APENAS 1 resposta. Uma solução correta seria a pergunta dizer "antes de 1800" (sabe-se que os séculos iniciam-se pela unidade), talvez um erro de digitação que se foi sendo repetido.

Confiram aí se minha lógica está correta.

------------------------

4) FEI/SP - Um teste deliteratura, com 5 alternativas em que uma única é verdadeira,referindo-se à data de nascimento de um famoso escritor, apresenta asseguintes alternativas:

a) século XIX
b) século XX
c) antes de 1860 (acho que foi um erro de digitação, seria 1800)
d) depois de 1830
e) nenhuma das anteriores


Pode-se garantir que a resposta correta é:


a) a
b) b
c) c  ---- esta, a resposta apresentado como correta e que não concordo, haja visto que, ao nascer em 1859, por exemplo, seria satisfeita também a resposta a, século XIX
d) d
e) e

RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty Re: FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por Rafal09 Qua 13 Fev 2019, 18:16

Boa tarde. Essa questão é péssima (ou, talvez, tão genial que transcenda os meus limites), ela está entre conjuntos e lógica. 
Se admitir que A está correta implicaria necessariamente que B ou C estão corretas (no caso 1859 as duas), então não podemos considerar A.
B implicaria necessariamente que a D está correta.
C pode satisfazer a D ou A, entretanto não necessariamente diferente das outras que não podem estar certas isoladamente.
D aqui que da a complicada, mas a D não pode estar certa de modo isolado como a C, pois o autor não poderia nas no século XXI já que essa questão é de antes de 2000. 
É uma péssima questão, mas a C é a única que pode estar certa sem que outras estejam NECESSARIAMENTE certa. Espero ter ajudado um pouco.
Rafal09
Rafal09
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/02/2019
Idade : 23
Localização : Itapetininga, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty Re: FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por RMelo Qua 13 Fev 2019, 19:04

Não, não pode. Repito: se o camarada nasceu em 1859, a A e a C estarão corretas totalmente. 1859 pertence ao século XIX e é menor que 1860. Note que ele pede que só exista UMA resposta.

RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty Re: FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por JMão Qua 13 Fev 2019, 21:05

Permita-me intervir, acho que foi o que o Rafal disse, pois apesar da alternativa c) estar se referindo a um período anterior a 1860, não quer dizer que seja neste mesmo século (XIX). Não necessariamente, como bem disse o Rafal09. Pode ser 1750, por exemplo. Pelo menos foi essa a interpretação que eu tive.

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 22
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty Re: FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por RMelo Qui 14 Fev 2019, 17:08

JMão escreveu:Permita-me intervir, acho que foi o que o Rafal disse, pois apesar da alternativa c) estar se referindo a um período anterior a 1860, não quer dizer que seja neste mesmo século (XIX). Não necessariamente, como bem disse o Rafal09. Pode ser 1750, por exemplo. Pelo menos foi essa a interpretação que eu tive.

Não é isso, não. O mais certo é ter havido um erro de digitação - ao invés de se colocar 1800 (o único ano começado com 18 que não faz parte do século XIX e, na hora de se publicar o problema, pôs-se 1860. Não se pode achar que o cara pôs anterior a 1860 e deduzir que foi antes de 1800 - vale o que está escrito; se é anterior a 1860, tem que se começar a contar do ano imediatamente anterior, 1859.

Se eu redigir o problema como deveria ser, tudo se encaixa:

a) século XIX
b) século XX
c) antes de 1800 
d) depois de 1830
e) nenhuma das anteriores

Vejam bem que se supor ser alguém nascido em 1799 (ou qualquer ano anterior a esse), a ÚNICA resposta possível será a C, porque não terá sido no século XIX. Simples, assim.

RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty Re: FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por JMão Qui 14 Fev 2019, 21:25

De fato o seu raciocínio está certo

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 22
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FEI/SP - Teoria dos Conjuntos Empty Re: FEI/SP - Teoria dos Conjuntos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos