Passeiiiii

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir em baixo

Passeiiiii - Página 3 Empty Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins em Qui 24 Jan 2019, 13:15

Relembrando a primeira mensagem :

E não é que deu certo. Agora há pouco minha mãe e minha irmã se sentoram ao meu lado com as faces totalmente pálidas, meio sem graça ou sei lá o que. Elas estavam com o celular na mão, meio que chorando, meio que sorrindo... Um misto de sentimentos. No celular estava a lista de aprovados (engenharia mecânica) da FUVEST com o meu nome.

Primeiramente quero agradecer a minha mãe e minha irmã, porque elas me deram todo o suporte do mundo para que eu fosse aprovada. Igualmente, quero agradecer a todos deste fórum, em especial aos mestres Euclides, Elcioschin e Medeiros por toda a ajuda que vocês me deram. Aos demais membros tenham igualmente minha eterna gratidão.

Eu estava bem pouco confiante de que eu iria passar, porque na segunda fase eu estava muito nervosa e acabei errando algumas besteiras, mas acabou que ainda deu certo de eu passar.

Eu não quero me alongar muito, afinal eu não sou muito boa com as palavras. Assim, como a maioria daqui (creio eu) eu vim de escola pública, porém isso não teve muita influência na minha preparação, visto que eu tive contato logo cedo com bons materiais assim que eu comecei a estudar. Eu comecei a estudar para a FUVEST quando eu estava mais ou menos ali na metade do oitavo ano do ensino fundamental e desde lá eu estudava basicamente todos os dias, o dia inteiro... Eu tinha alguns momentos de lazer ao assistir séries ou ir andar por São Paulo. Quando eu comecei a estudar para a FUVEST para mim passar na USP era um sonho, que com o passar do tempo se tornou um objetivo, que com o passar do tempo se tornou uma opção. Por que uma opção? Simples, com o passar do tempo eu senti que eu só queria passar em alguma faculdade logo, não me importando muito em qual seria desde que fosse um pública, porque eu não conseguiria arcar com os custos de uma particular. Durante esse período eu tive a opção de fazer alguns cursinhos, mas eu optei por não fazer. Para mim seria uma pressão a mais dado os custos de um cursinho além do fato de que eu não gosto de aulas presenciais. Tenho um maior entendimento das coisas quando leio do que quando escuto. Quanto a preparação de fato para o vestibular, a minha estratégia era a mais clichê de todas. Fazer muitos exercícios e saber muito a teoria. Eu costumava olhar as resoluções das questões com frequência. Na minha opinião, ficar mais de 20 minutos tentando fazer um exercício é perda de tempo (friso, minha opinião). Passava os 20 minutos, eu olhava a resolução, entendia, e a reproduzia por várias vezes até aprender. Algo que me fez evoluir bastante nesses anos foi resolver questões aqui pelo fórum (além de ser um passatempo muito legal Razz ). Aqui, aprendi a organizar melhor o raciocínio e deixar as resoluções mais organizadas, o que é fundamental para vestibulares discursivos. Outra coisa que melhorou também foi a minha atenção. Para evitar deslizes ao resolver uma questão por aqui eu ficava me policiando para eu não me distrair. Isso foi bastante útil para quando eu estava estudando. Sem contar que o fórum tem um acervo gigante de questões com níveis excelentes. Enfim, é isso. Abaixo vou deixar a bibliografia que eu usei. Talvez seja útil.

Matemática:

Dante: volumes 1, 2 e 3;
FME/Iezzi: geometria plana e trigonometria.

Física:

Tópicos de Física: volumes 1, 2 e 3.

Biologia:

Amabis: volume 1
César e Sezar: volumes 2 e 3.

Química:

Usberco & Salvador: volume único;
Feltre (como complemento): volumes 1, 2 e 3.

Para as demais matérias: apostilas em pdf do Poliedro e as revistinhas do Guia do Estudante.

Nota: não se prenda muito aos livros. Sei lá, a maioria das coisas que eu aprendi, principalmente na parte de exatas, foi fazendo exercícios dos mais variados níveis. O livro é bom para te dar uma base teórica, mas, na minha opinião, o que irá fazer você evoluir é fazer muitas listas de exercícios.

Nota: perdoem-me pelo textão.

Nota: perdoem-me pelos erros de português.

Última edição por Giovana Martins em Qui 24 Jan 2019, 13:22, editado 1 vez(es)

Monitora
Monitora

Passeiiiii - Página 3 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins em Dom 27 Jan 2019, 11:57

Muito obrigada, Rodd!!!

Monitora
Monitora

Mensagem por renan2014 em Dom 27 Jan 2019, 18:32

Parabéns Giovana por essa conquista. Tudo do melhor nessa caminhada agora na USP, com certeza você vai lidar muito bem. Sabe muito!
renan2014
renan2014
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Giovana Martins em Dom 27 Jan 2019, 20:16

Muito obrigada, Renan!!!

Monitora
Monitora

Mensagem por Emanuel Dias em Seg 28 Jan 2019, 10:11

Parabéns Giovana. Do mesmo modo que você foi muito bem recebida aqui eu também fui, por você e pelos demais membros. Tenho também que agradecer você e todo mundo pois, questões que não entendo posto aqui e muitos me ajudam, inclusive você já me ajudou diversas vezes, agradeço muito por isso. Parabéns pela aprovação!
Emanuel Dias
Emanuel Dias
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin em Seg 28 Jan 2019, 11:01

Excelente Giovana! Eu sabia que era só questão de tempo; com a sua dedicação era inevitável!

Tanto achei que você merecia que há poucos dias atrás você se transformou em Monitora do fórum.

Continuamos contando com a sua ajuda e com suas belas soluções!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Giovana Martins em Seg 28 Jan 2019, 12:28

Muito obrigada, endis e Élcio!!!

Monitora
Monitora

Mensagem por radium226 em Seg 28 Jan 2019, 15:44

Parabéns! Participo pouco do fórum, somente agora, inclusive, tirei tempo pra criar uma conta, mas sempre te vi resolvendo várias questões. Também sou de escola pública, mas só comecei a estudar pra valer por agora, no primeiro-segundo ano do EM (imagino que um começo de estudo bem tardio, o que me preocupa um pouco já que eu pretendo fazer a FUVEST). Espero, assim como você, conseguir a aprovação, gostaria de cursar Física. Bons estudos pra voce, deve ser incrível a sensaçao de ser aprovado em uma das melhores universidades do país

Última edição por radium226 em Ter 29 Jan 2019, 00:44, editado 1 vez(es)

radium226
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Giovana Martins em Seg 28 Jan 2019, 17:03

Muito obrigada, radium!! É realmente incrível a sensação.

Você não começou tarde não Smile.

Estou na torcida pela sua aprovação e na espera para ver seu depoimento por aqui.

Um post que eu usei para organizar meus estudos:

https://projetomedicina.com.br/medicina/como-passei-em-medicina-na-usp-estudando-sozinha/

Monitora
Monitora

Mensagem por DanMurray em Seg 28 Jan 2019, 18:16

Parabéns, Giovana! Não é difícil acreditar que você passaria com facilidade onde desejasse. Na verdade, pela perícia demonstrada nas suas resoluções que vi aqui no fórum, difícil é acreditar que você já não estava em uma excelente universidade.
Novamente parabéns por essa conquista!
DanMurray
DanMurray
Fera
Fera

Mensagem por Giovana Martins em Seg 28 Jan 2019, 18:53

Muito obrigada, Dan Murray!!

Monitora
Monitora

Mensagem por MalcolnMed em Qui 31 Jan 2019, 18:27

Parabéns, Giovana!

Você merece todo o prestígio dessa aprovação, tenho certeza que será uma ótima engenheira!  cheers
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por marcosprb em Qui 31 Jan 2019, 18:49

Parabéns, Giovana! Não sou tão ativo aqui no fórum, mas vira e mexe eu vejo algumas resoluções suas e fico pensando que um dia espero ter umas sacadas tão boas quanto as que você tem. 
Muito sucesso pra você!
marcosprb
marcosprb
Jedi
Jedi

Mensagem por paulinoStarkiller em Qui 31 Jan 2019, 19:34

Meus parabéns, Giovana, de verdade, mais que merecido! Vc é uma ídola minha aqui no fórum, suas respostas são excelentes! Graças a Deus passei também(Eng. Mecatrônica) e espero aprender com você na Poli! Abraços!!
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagem por Giovana Martins em Qui 31 Jan 2019, 20:09

Muito obrigada, Malcoln, Marcos e Paulino!!

"Parabéns, Giovana! Não sou tão ativo aqui no fórum, mas vira e mexe eu vejo algumas resoluções suas e fico pensando que um dia espero ter umas sacadas tão boas quanto as que você tem."

Com certeza terá, Marcos. Treinando bastante a gente chega lá Smile!!

"Meus parabéns, Giovana, de verdade, mais que merecido! Vc é uma ídola minha aqui no fórum, suas respostas são excelentes! Graças a Deus passei também(Eng. Mecatrônica) e espero aprender com você na Poli! Abraços!!"

Que legal que você também passou, Paulino. Estou muito feliz. Infelizmente não vai ocorrer essa chance de eu te conhecer, porque eu passei em São Carlos, mas quem sabe a gente se conhece por aí em algum evento entre a EESC e a Poli.

Monitora
Monitora

Mensagem por Elcioschin em Qui 31 Jan 2019, 21:59

Uma curiosidade

Meu único filho se formou em Mecatrônica na USP em São Carlos em 2008. Ele adorou o curso, a faculdade e a cidade)
Agora temos o Paulino fazendo Mecatrônica na USP/SP e a Giovana em São Carlos (aposto que ela vai adorar também).
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum: