Passeiiiii

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir em baixo

Passeiiiii - Página 2 Empty Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins em Qui 24 Jan 2019, 12:15

Relembrando a primeira mensagem :

E não é que deu certo. Agora há pouco minha mãe e minha irmã se sentoram ao meu lado com as faces totalmente pálidas, meio sem graça ou sei lá o que. Elas estavam com o celular na mão, meio que chorando, meio que sorrindo... Um misto de sentimentos. No celular estava a lista de aprovados (engenharia mecânica) da FUVEST com o meu nome.

Primeiramente quero agradecer a minha mãe e minha irmã, porque elas me deram todo o suporte do mundo para que eu fosse aprovada. Igualmente, quero agradecer a todos deste fórum, em especial aos mestres Euclides, Elcioschin e Medeiros por toda a ajuda que vocês me deram. Aos demais membros tenham igualmente minha eterna gratidão.

Eu estava bem pouco confiante de que eu iria passar, porque na segunda fase eu estava muito nervosa e acabei errando algumas besteiras, mas acabou que ainda deu certo de eu passar.

Eu não quero me alongar muito, afinal eu não sou muito boa com as palavras. Assim, como a maioria daqui (creio eu) eu vim de escola pública, porém isso não teve muita influência na minha preparação, visto que eu tive contato logo cedo com bons materiais assim que eu comecei a estudar. Eu comecei a estudar para a FUVEST quando eu estava mais ou menos ali na metade do oitavo ano do ensino fundamental e desde lá eu estudava basicamente todos os dias, o dia inteiro... Eu tinha alguns momentos de lazer ao assistir séries ou ir andar por São Paulo. Quando eu comecei a estudar para a FUVEST para mim passar na USP era um sonho, que com o passar do tempo se tornou um objetivo, que com o passar do tempo se tornou uma opção. Por que uma opção? Simples, com o passar do tempo eu senti que eu só queria passar em alguma faculdade logo, não me importando muito em qual seria desde que fosse um pública, porque eu não conseguiria arcar com os custos de uma particular. Durante esse período eu tive a opção de fazer alguns cursinhos, mas eu optei por não fazer. Para mim seria uma pressão a mais dado os custos de um cursinho além do fato de que eu não gosto de aulas presenciais. Tenho um maior entendimento das coisas quando leio do que quando escuto. Quanto a preparação de fato para o vestibular, a minha estratégia era a mais clichê de todas. Fazer muitos exercícios e saber muito a teoria. Eu costumava olhar as resoluções das questões com frequência. Na minha opinião, ficar mais de 20 minutos tentando fazer um exercício é perda de tempo (friso, minha opinião). Passava os 20 minutos, eu olhava a resolução, entendia, e a reproduzia por várias vezes até aprender. Algo que me fez evoluir bastante nesses anos foi resolver questões aqui pelo fórum (além de ser um passatempo muito legal Razz ). Aqui, aprendi a organizar melhor o raciocínio e deixar as resoluções mais organizadas, o que é fundamental para vestibulares discursivos. Outra coisa que melhorou também foi a minha atenção. Para evitar deslizes ao resolver uma questão por aqui eu ficava me policiando para eu não me distrair. Isso foi bastante útil para quando eu estava estudando. Sem contar que o fórum tem um acervo gigante de questões com níveis excelentes. Enfim, é isso. Abaixo vou deixar a bibliografia que eu usei. Talvez seja útil.

Matemática:

Dante: volumes 1, 2 e 3;
FME/Iezzi: geometria plana e trigonometria.

Física:

Tópicos de Física: volumes 1, 2 e 3.

Biologia:

Amabis: volume 1
César e Sezar: volumes 2 e 3.

Química:

Usberco & Salvador: volume único;
Feltre (como complemento): volumes 1, 2 e 3.

Para as demais matérias: apostilas em pdf do Poliedro e as revistinhas do Guia do Estudante.

Nota: não se prenda muito aos livros. Sei lá, a maioria das coisas que eu aprendi, principalmente na parte de exatas, foi fazendo exercícios dos mais variados níveis. O livro é bom para te dar uma base teórica, mas, na minha opinião, o que irá fazer você evoluir é fazer muitas listas de exercícios.

Nota: perdoem-me pelo textão.

Nota: perdoem-me pelos erros de português.

Última edição por Giovana Martins em Qui 24 Jan 2019, 12:22, editado 1 vez(es)

Monitora
Monitora

Passeiiiii - Página 2 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins em Sex 25 Jan 2019, 01:25

Ah, eu sempre fui meio afobada hahaha. Nunca tive muita paciência para ficar longas horas tentando resolver um exercício hahaha

Monitora
Monitora

Mensagem por Convidado em Sex 25 Jan 2019, 13:25

Parabéns!

Ano passado não fiz nenhum vestibular, mas li que as notas de corte estão absurdas ( no caso do ENEM).Na FUVEST foi o mesmo?Você fez ENEM?Tirou quanto nele?

Convidado
Convidado

Mensagem por Oziel em Sex 25 Jan 2019, 13:46

Parabéns Giovana, você mereceu essa conquista por todo seu esforço ! Que Deus a abençoe nessa nova jornada, e vamos rumo a mudar nosso Brasil !
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Help-Anonimo em Sex 25 Jan 2019, 14:42

Parabéns Giovana Martins Very Happy Very Happy Very Happy  cheers cheers
Help-Anonimo
Help-Anonimo
Jedi
Jedi

Mensagem por petras em Sex 25 Jan 2019, 16:15

Nosso sucesso ou fracasso é proporcional ao nosso esforço. Não poderia ser diferente o sucesso para você em função do esforço que sempre demonstrou. Parabéns,

petras
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Giovana Martins em Sex 25 Jan 2019, 16:41

Muito obrigada, Ave Aquática, Oziel, Help-Anonimo e Petras.

Ave Aquática, no vestibular da FUVEST tava 54 a nota de corte para engenharia mecânica. Nada muito diferente dos anos anteriores.

Eu não fiz o ENEM desse ano. Quanto as notas de corte para entrar na USP via ENEM, geralmente eles jogam a nota de corte lá nas alturas. Eu tenho a impressão de que a USP não curte muito a ideia de seja possível entrar na USP via ENEM, o que eu acho meio errado.

Monitora
Monitora

Mensagem por Lucas Frazão em Sex 25 Jan 2019, 16:44

Parabéns Giovana,que venham mais conquistas maravilhosas para você!! Very Happy Very Happy cheers cheers
Lucas Frazão
Lucas Frazão
Jedi
Jedi

Mensagem por Giovana Martins em Sex 25 Jan 2019, 17:07

Muito obrigada, Lucas Smile!

Monitora
Monitora

Mensagem por Medeiros em Sex 25 Jan 2019, 20:32

Meus entusiasmados PARABÉNS, Giovana Martins.
Tenho acompanhado sua trajetória no fórum -- és o tipo de pessoa que faz a diferença -- e acho que você vai tirar de letra a faculdade e tornar-se uma excelente engenheira mecânica.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Giovana Martins em Sex 25 Jan 2019, 21:11

Muito obrigada, Medeiros!!!

Monitora
Monitora

Mensagem por Convidado em Sab 26 Jan 2019, 18:30

@Giovana Martins escreveu:Muito obrigada, Ave Aquática, Oziel, Help-Anonimo e Petras.

Ave Aquática, no vestibular da FUVEST tava 54 a nota de corte para engenharia mecânica. Nada muito diferente dos anos anteriores.

Eu não fiz o ENEM desse ano. Quanto as notas de corte para entrar na USP via ENEM, geralmente eles jogam a nota de corte lá nas alturas. Eu tenho a impressão de que a USP não curte muito a ideia de seja possível entrar na USP via ENEM, o que eu acho meio errado.
Interessante, tenho outra dúvida, a FUVEST só se faz em SP?

Não sei se é em eng.mecânica, mas existe uma competição em que os estudantes criam seus robôs para duelo, é muito esquisito,hehe.

Convidado
Convidado

Mensagem por Giovana Martins em Sab 26 Jan 2019, 18:43

"Interessante, tenho outra dúvida, a FUVEST só se faz em SP?"

Não, não. É possível prestar a FUVEST em outros lugares também.

"Não sei se é em eng.mecânica, mas existe uma competição em que os estudantes criam seus robôs para duelo, é muito esquisito,hehe."

Então, eu não sei muito bem como isso funciona, mas a minha irmã (ela faz engenharia mecânica na UNESP) no início do ano passado tava vendendo rifas para arrecadar dinheiro para ela e seu grupo poderem levar um robô ou carrinho (tenho quase certeza de que era um carrinho) para uma competição que haveria, se eu não me engano, no ITA. Pensando bem, se for de robôs, me parece ser meio estranho mesmo hahaha

Monitora
Monitora

Mensagem por John Carter em Dom 27 Jan 2019, 09:39

Parabéns!!!
cheers cheers cheers
Giovana
John Carter
John Carter
Padawan
Padawan

Mensagem por Giovana Martins em Dom 27 Jan 2019, 10:48

Muito obrigada, John!

Monitora
Monitora

Mensagem por RoddNig em Dom 27 Jan 2019, 10:52

Parabéns Giovana, seu esforço foi recompensado com muito mérito ! Sucesso em sua nova trajetória, com certeza será uma profissional diferenciada !  cheers cheers cheers Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
RoddNig
RoddNig
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum: