P.A e P.G utilizando séries

Ir em baixo

P.A e P.G utilizando séries

Mensagem por Convidado em Qua 02 Jan 2019, 18:49

Boa noite,

Meu professor outro dia disse que séries da Taylor-Maclaurin nada mais é do que a fórmula de uma P.G compactada. Sendo assim, gostaria de uma opinião se a usualidade de séries na resolução de problemas de álgebra aplicada a progressões é de boa utilidade. Outro dia, resolvi alguns exercícios utilizando a definição de série em algumas progressões e os resultados batiam (Obs: Nem sei se era válida a minha conclusão final, fui apenas pelo que meu professor disse na curiosidade mesmo.). Enfim, alguém que já tenha feito ou tido essa impressão pode me ressaltar algo?

Convidado
Convidado

Re: P.A e P.G utilizando séries

Mensagem por Forken em Qua 02 Jan 2019, 21:03

Não sei o que seu professor quis dizer com isto, mas Séries de Taylor é importante na resolução de integrais que não possuem primitivas, resoluções de equações diferencias e aproximações de funções por polinômios. De modo mais grosseiro você consegue substituir a calculadora se a única coisa que você necessita dela é saber os valores de sen(x), cos(x), tg(x), arctg(x), e^x, ln(x+1), séries binomiais, séries geométricas.... Inclusive é possível obter a formula da soma dos termos de uma P.G infinita utilizando este método.

Ouvi dizer que a vida é uma tragada fria ♫
E quem antes sorria quer fingir ♪
A dança termina e ela prefere fingir se divertir ♬

Forken
Forken
Matador
Matador

Mensagem por Convidado em Qua 02 Jan 2019, 23:44

Exatamente Forken, foi esta parte da P.G infinita em que ele disse. Agradeço pelo comentário a respeito das aplicações. 
Obrigado por comentar

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: