PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFMG - Memórias Póstumas de Brás Cubas

2 participantes

Ir para baixo

UFMG - Memórias Póstumas de Brás Cubas Empty UFMG - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mensagem por GranTorino Seg 24 Dez 2018, 13:18

Todos os trechos extraídos de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS expressam a idéia de que o ser humano sempre se mira num espelho social, o olhar do público, EXCETO

a) "Então, - e vejam até que ponto pode ir a imaginação de um homem, com sono, - então pareceu-me ouvir de um morcego encarapitado no tejadilho: Sr. Brás Cubas, a rejuvenescência estava na sala, nos cristais, nas luzes, nas sedas, - enfim, nos outros."
b) "Minha mãe era uma senhora fraca, de pouco cérebro e muito coração, assaz crédula, sinceramente piedosa, - caseira, apesar de bonita, e modesta, apesar de abastada; temente às trovoadas e ao marido. O marido era na Terra o seu deus. Da colaboração dessas duas criaturas nasceu a minha educação (...)"
c) "Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo..."
d) "O alienista notou então que ele escancarava as janelas todas desde longo tempo, que alçara as cortinas, que devassara o mais possível a sala, ricamente alfaiada, para que a vissem de fora, e concluiu: - Este seu criado tem a mania do ateniense: crê que todos os navios são dele; uma hora de ilusão que lhe dá a maior felicidade da terra."
e) "Pareceu-me então (e peço perdão à crítica, se este meu juízo for temerário!) pareceu-me que ele tinha medo - não de mim, nem de si, nem do código, nem da consciência; tinha medo da opinião. Supus que esse tribunal anônimo e invisível, em que cada membro acusa e julga, era o limite posto à vontade do Lobo Neves."

RESPOSTA: B

Olá! Gostaria de saber por que é B? Eu pergunto isso porque parece que no trecho dessa alternativa o narrador espelha a sua educação nas ações de seus pais.

Grato pela LUZ!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG - Memórias Póstumas de Brás Cubas Empty Re: UFMG - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mensagem por paulinoStarkiller Seg 31 Dez 2018, 23:35

Acho que o modo mais fácil de resolver essa questão é por eliminação. Todas as outras alternativas falam explicitamente da riqueza, ou das aparências, ou da opinião pública. Entretanto, a B simplesmente descreve, com certa ironia, a relação dos pais em casa.
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos