PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iracema - PUC

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Iracema - PUC

Mensagem por GranTorino Ter 18 Dez 2018, 12:12

Considere os dois fragmentos extraídos de Iracema, de José de Alencar.


I. Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela? Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano? Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mar em fora. Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.


II. O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Ceará, levando no frágil barco o filho e o cão fiel. A jandaia não quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora. O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça?


Ambos apresentam índices do que poderia ter acontecido no enredo do romance, já que constituem o começo e o fim da narrativa de Alencar. Desse modo, é possível presumir que o enredo apresenta


A) o relacionamento amoroso de Iracema e Martim, a índia e o branco, de cuja união nasceu Moacir, e que alegoriza o processo de conquista e colonização do Brasil.
B) as guerras entre as tribos tabajara e pitiguara pela conquista e preservação do território brasileiro contra o invasor estrangeiro.
C) o rapto de Iracema pelo branco português Martim como forma de enfraquecer os adversários e levar a um pacto entre o branco colonizador e o selvagem dono da terra.
D) a vingança de Martim, desbaratando o povo de Iracema, por ter sido flechado pela índia dos lábios de mel em plena floresta e ter-se tornado prisioneiro de sua tribo.
E) a morte de Iracema, após o nascimento de Moacir, e seu sepultamento junto a uma carnaúba, na fronde da qual canta ainda a jandaia.


RESPOSTA: A

Olá! Por gentileza, por que não poderia ser a alternativa E. A letra A deveria indicar que a vinda de Moacir alegorizaria a miscigenação e, portanto, formação do povo brasileiro, não é? O processo de conquista e de colonização não se deu não só antes, já que a obra se passa no século XVII, como também de outra forma? ;-;
Obrigadíssimo por sua preciosa ajuda!


Última edição por GranTorino em Ter 18 Dez 2018, 13:32, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Iracema - PUC

Mensagem por Leo Consoli Ter 18 Dez 2018, 13:29

Com o texto você consegue supor a morte de Iracema porem não tao detalhadamente, já sobre a colonização Iracema se passa no Ceara onde a 
colonização não estava em um estagio avançado, da pra perceber isso com a presença de portugueses e franceses nas tribos porem como visitantes e não como colonos, você tem que lembrar que Alencar tem três obras indianistas, Ubirajara que se passa antes da chegada dos portugueses, O Guarani que mostra o contato entre os povos e simboliza a falha na colonização e Iracema que já consolida o processo de conquista.
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos