PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação de Neutralização

2 participantes

Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Reação de Neutralização

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 06 Nov 2018, 19:18

Pesquisadores avaliaram a água potável de uma cidade brasileira e encontraram diversas substâncias que estão destacadas a seguir.

Reação de Neutralização Simula13

Esses compostos relacionam-se a hormônios sexuais, produtos farmacêuticos e produtos de origem industrial. A princípio, segundo a autora da pesquisa, estes compostos não deveriam estar presentes na água consumida pela população. “Alguns foram encontrados numa concentração até mil vezes maior que em países da Europa”, relata
Gislaine Ghiselli, pesquisadora do Instituto de Química da Unicamp.

Para identificar as substâncias encontradas nessa água, vários testes são realizados. Um deles consiste na adição de gotas de uma solução de hidróxido de sódio para promover uma reação de neutralização. Dentre as substâncias apresentadas no texto, qual delas poderia ser identificada em uma reação de neutralização com o hidróxido de sódio?

A Benzopireno.

B Bisfenol A.

C Cafeína.

D Colesterol.

E Progesterona.

gabarito e dúvida:

Obrigada desde já!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Re: Reação de Neutralização

Mensagem por dd0123 Ter 06 Nov 2018, 22:13

Muitas vezes, de tão fracos, os alcoóis nem mesmo são identificados como ácidos, como você mesma disse. Há alcoóis mais fracos que a própria água, em termos de acidez. Enquanto que o fenol é mais ácido, pois possui uma estrutura de ressonância dando estabilidade para o carbono ligado ao grupo OH. Esse só perde para o ácido carboxílico, que é mais forte que ambos..
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Re: Reação de Neutralização

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 08 Nov 2018, 10:12

Mas e quanto ao bisfenol A ser polar, não influencia na acidez?? Não torna mais difícil de haver a ruptura da ligação de hidrogênio na hidroxila?

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Re: Reação de Neutralização

Mensagem por dd0123 Qui 08 Nov 2018, 10:45

Aqui no meu caderno está escrito: "quanto mais polar, mais fácil é a quebra e mais forte é o ácido, porque formam-se mais íons." 
Também está escrito sobre o fenol: "o fenol possui o efeito indutivo retirador de elétrons, pois um dos pares livres do oxigênio participa da ressonância do benzeno, aumentando a sua força de ácido de lewis."
"quanto maior o efeito indutivo e a presença de grupos eletronegativos maior será a força do ácido, ex.: o cloro presente na cadeia atrai os elétrons da carboxila, facilitando a saída do H+"

Foi assim que eu aprendi sobre os ácido/base de orgânicos
Ficou claro para você?
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Re: Reação de Neutralização

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 10 Nov 2018, 13:20

Reação de Neutralização Bisfen10

Pense assim, se há dois vetores de eletronegatividade em sentidos contrários, a eletronegatividade se anula. Então o oxigênio não perde esse "poder" de ter mais eletronegatividade para si e, consequentemente, não tornará bem mais difícil, ou nula, a ruptura da ponte de hidrogênio na hidroxila?

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Re: Reação de Neutralização

Mensagem por dd0123 Sáb 10 Nov 2018, 13:44

olha, pra falar bem a verdade eu nunca precisei chegar até esse pensamento, peço até desculpa porque não vou poder ajudar (agora até eu não estou entendendo direito rsrsrsrs)... 
Eu nunca levei em consideração os vetores de eletronegatividade em questões como essa, aliás em questões no geral... estou com um peso na consciência por sinal
Acho que somente um pessoal tipo o Thálisson pode ajudar
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação de Neutralização Empty Re: Reação de Neutralização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos