PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modernismo- Enem 2017

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Modernismo- Enem 2017

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 02 Nov 2018, 11:18

O farrista
Quando o
almirante Cabral
Pôs as patas no Brasil
O anjo da guarda dos índios
Estava passeando em Paris.
Quando ele voltou de viagem
O holandês já está aqui.
O anjo respira alegre:
"Não faz mal, isto é boa gente,
Vou arejar outra vez."
O anjo transpôs a ba
rra,
Diz adeus a Pernambuco,
Faz barulho, vuco-vuco,
Tal e qual o zepelim
Mas deu um vento no anjo,
Ele perdeu a memória ...
E não voltou nunca mais.
MENDES, M.  História do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.


A obra de Murilo Mendes situa-se na fase inicial do Modernismo, cujas  propostas estéticas transparecem, no poema, por um eu lírico que

a) configura um ideal de nacionalidade pela integração regional.

b)remonta ao colonialismo assente sob um viés iconoclasta.

c)repercute as manifes tações do sincretismo religioso.

d) descreve a gênese da formação do povo brasileiro.

e) promove inovações no repertório linguístico.


gabarito e dúvida:

Modernismo- Enem 2017 503132


Última edição por Liliana Rodrigues em Dom 04 Nov 2018, 10:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Mudar o gabarito)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modernismo- Enem 2017

Mensagem por dd0123 Sex 02 Nov 2018, 19:37

Pela resolução o gabarito então seria letra B? É que você escreveu C e nessa fala sobre sincretismo...

A questão é como perguntar do que eu-lírico está falando levando-se em conta a fase inicial do Modernismo. A B responde a pergunta (pois a 1º fase do modernismo corresponde ao menosprezo da literatura anterior, dando ênfase a um nacionalismo exagerado, e repudiando todo o nosso passado histórico) e a iconoclastia é justamente por quebrar a imagem sagrada de um anjo, que não protege e sai por aí "arejar"..

Sobre a E: o uso desse linguajar não foi inovador, era comum principalmente no modernismo para ressaltar a brasilidade, o uso de ritmos e sonorização. Além disso, não foi a intenção do eu-lírico, ao construir esse poema, promover esse tipo de linguagem. Foi apenas um recurso do autor..

Espero ter ajudado! Abraço!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modernismo- Enem 2017

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 03 Nov 2018, 19:17

No ano passado, eu marquei E nessa questão também. Estava aqui analisando meus erros e notei que deve-se atentar muito bem ao texto e ao comando das questões; o ENEM, de fato, analisa a sua competência leitora, na maioria das questões.

A questão pede as relações da primeira fase do modernismo (cuja característica principal é uma ruptura da arte acadêmica) com o que o eu-lírico fala. De fato, a palavra "iconoclastia" é sinônimo de ruptura, quebra, que é a maior característica da primeira fase do modernismo. Nessa questão, você tinha que marcar uma alternativa que tem a ver com as características da primeira fase do modernismo, ou seja, seria difícil respondê-la unicamente com o texto, como acontece em outras questões do ENEM.

Inovações no repertório linguístico não é uma característica da primeira fase do modernismo, eu acho, e sim da terceira (com Drummond, João Cabral de Melo Neto etc), que é uma fase mais estilística e preocupada com a linguagem. O que confunde, no entanto, é que a primeira fase usa bastante uma linguagem coloquial, mas sem "inovar", apenas quebrar com a linguagem acadêmica mesmo.

Achei essa questão bem confusa e difícil.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modernismo- Enem 2017

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos