PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre ovulogênese

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre ovulogênese Empty Dúvida sobre ovulogênese

Mensagem por guipenteado Ter 30 Out 2018, 15:20

Estou com uma dúvida sobre a ovulogênese e a menopausa, se alguém tiver conhecimento sobre isso e puder me ajudar ficarei grato. Queria entender de uma forma um pouco mais detalhada a situação da menopausa. Diversos sites dizem que: "A menopausa é o período em que mulher para de produzir hormônios e por isso para de ovular", mas acho essa explicação vaga...

Sei que na ovulogênese, a parte da multiplicação ocorre essencialmente no feto e a mulher já nasce com uma quantidade fixa de Ovócitos I, cerca de 400.000, porém, apenas 350/400 (segundo sites), sofrerem a meiose I, transformando-se em ovócitos II e são liberados na ovulação. Mas a questão é: por que a mulher para de ovular em torno de 40 anos ? Minha hipótese é em relação aos Ovócitos I, por não serem constantemente formados (como ocorre na espermatogênese), estarem velhos demais. Isso explicaria o fato da baixa produção hormonal, principalmente estrógeno, que é produzido pelo folículo em desenvolvimento e pelo corpo lúteo. 

Alguém poderia dissertar um pouco sobre isso ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 26
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ovulogênese Empty Re: Dúvida sobre ovulogênese

Mensagem por 406976 Ter 30 Out 2018, 15:36

Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides durante toda a vida, a mulher já nasce com todos os óvulos “prontos”. Com o tempo, os óvulos e os próprios ovários envelhecem. Por isso, a taxa de fertilidade das mulheres cai após os 30 anos de idade.
Segundo ginecologistas, há mulheres que menstruam e ovulam até os 58 anos, mas a qualidade do óvulo diminui, o que reduz as chances.
Dos 45 aos 49 anos, a probabilidade de a mulher engravidar naturalmente é de 3% a 4%, e a partir daí, a chance cai para 1%.
Além destes fatores, quanto mais avançada a idade feminina, maior a exposição a fatores que podem comprometer a fertilidade, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), inflamação nas trompas, aparecimento de miomas ou endometriose. Sendo esta última a causa mais comum de infertilidade feminina e acomete cerca de 30% das mulheres inférteis.
406976
406976
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 17/10/2018
Idade : 24
Localização : Manaus, Am

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ovulogênese Empty Re: Dúvida sobre ovulogênese

Mensagem por guipenteado Ter 30 Out 2018, 17:23

Obrigado!
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 26
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ovulogênese Empty Re: Dúvida sobre ovulogênese

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos