Analise de funções dúvida na atividade

Ir em baixo

Analise de funções dúvida na atividade Empty Analise de funções dúvida na atividade

Mensagem por LDEly em Sab 27 Out 2018, 19:41

Opa boa noite, preciso fazer essas questões de análise de funções para entregar até segunda feira, são 5 atividades para duas funções. Até o momento fiz as atividades de 1 à 4 das duas funções que também não tenho certeza se está correto.
Se puderem conferir e me explicar onde estiver errado agradeço, agora a atividade 5 pede para mim fazer um esboço do gráfico no qual não sei por onde começar  Sad

Descrição das  atividades:
----
Considere as funções: f(x)=3x⁴+4x³ e f(x) =3x^5 -5x³

1. Faça uma análise da função f utilizando o teste da derivada primeira, a fim de determinar o(s) intervalo(s) onde a função é crescente e o(s) intervalo(s) onde a função é decrescente; 
2. Com base nos resultados obtidos na letra (a), diga onde ocorrem e quem são os máximos e mínimos da função; 
3. Faça uma análise da função f , utilizando o teste da derivada segunda, para determinar o(s) intervalo(s) onde a função é côncava para cima e o(s) intervalo(s) onde a função é côncava para baixo; 
4. Com base nos resultados obtidos na letra (c), diga onde ocorrem e quem são os pontos de inflexão da função;  
5. Com base nos resultados acima, construa um esboço do gráfico da função. (utilize o desmos.com e verifique os resultados obtidos) 
----

O que fiz até o momento:
Analise de funções dúvida na atividade 20181011
Analise de funções dúvida na atividade 20181010

LDEly
iniciante

Analise de funções dúvida na atividade Empty Re: Analise de funções dúvida na atividade

Mensagem por Elcioschin em Sab 27 Out 2018, 22:31

Bem-vindo ao fórum.
Para ser bem atendido você precisa conhecer e seguir nossas Regras (no alto desta página)
Nesta postagem, por exemplo você desrespeitou 2 Regras:

a) Regra VI: Só é permitida uma única questão por post
b) Regra XII ---> Sua questão é sobre derivadas, logo, não pode ser postada no Ensino Fundamental. Existe local adequado para isto.
c) Se você sabe a reposta deveria tê-la postado (Regra XI)

Vou dar dicas sobre a 1ª, a qual você copiou erradamente na sua solução:

f(x) = 3.x⁴ + 4.x³

f '(x) = 12.x³ + 12.x² ---> f '(x) = 12.x².(x + 1) ---> f '(x) = 0 ---> x = 0 e x = -1

x = 0 ---> O gráfico é tangente ao eixo x
x = - 1 ---> a função passa por um mínimo: f(x)mín = - 1

Ela é decrescente e, ]-∞, -1] e é crescente em [-1, 0] e [0, ∞[

f"(x) = 36.x² + 24.x ---> f"(x) = 12.x.(3.x + 2)  --> Raízes: x = 0 e x = - 2/3 --> Ela é negativa entre as raízes

Complete
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: